Portal de Eventos da ULBRA., XVII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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AERODINÂMICA DE ASSOALHO: REDUÇÃO DO COEFICIENTE DE ARRASTO EM VEÍCULOS DE PASSEIO
Rudi Heidemann Jr, Antonio Flavio Aires Rodrigues, Luiz Carlos Gertz, André Cervieri, Artur Henrique Bohrer

Última alteração: 08-09-2017

Resumo


Introdução

Durante as últimas décadas tem-se constantemente debatido o comportamento do ser humano em prol de uma melhor utilização dos recursos naturais através de uma reestruturação de processos não sustentáveis. É sabido que para um veículo se movimentar, a potência desenvolvida pelo mesmo deverá ser capaz de vencer tanto a resistência de rolagem como a aerodinâmica. Em veículos de passeio, percebe-se um potencial de melhoria a contribuir para a redução da resistência aerodinâmica atribuindo-se uma configuração mais "harmoniosa" para o assoalho externo, uma vez que esta região do veículo, por não estar visível aos olhos do consumidor, fica em segundo plano nos projetos das montadoras. Duas análises foram realizadas por intermédio da Fluidodinâmica Computacional: a primeira considerando o parâmetro baseline, ou seja, o veículo em sua configuração original e a segunda considerando o veículo com as proteções instaladas. O veículo escolhido para análises foi um Fiat Punto modelo 2012.

Objetivos

Sugerir uma nova configuração de assoalho para um veículo de passeio, visando a redução do seu coeficiente de arrasto (Cd) através de uma análise comparativa da resolução do escoamento em programa de Fluidodinâmica Computacional (CFD). Em razão desta modificação, objetiva-se uma redução do consumo de combustível bem como da emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

Metodologia ou Material e MétodosRealizar a medição do veículo e seus componentes para alimentar o modelo tridimensional; modelagem da geometria em programa CAD 3D SolidWorks; criação do domínio computacional (túnel de vento virtual) em programa CAD 3D SolidWorks; determinação do domínio computacional do escoamento por meio de programa gerador de malha; análise diferencial do escoamento através da resolução das equações de Navier-Stokes utilizando o modelo de turbulência k-omega SST e o método dos Volumes Finitos por meio de programa CFD ANSYS - FLUENT; avaliação comparativa dos resultados.

Resultados e Conclusões finais ou parciais.

Finalizada a análise das simulações, pode-se concluir que as coberturas atendem ao propósito ao qual foram projetadas. A configuração proposta apresentou uma redução no coeficiente de arrasto local, ou seja, somente para o assoalho, de 28,4% e, considerando-se o veículo completo, de 13%. O valor nominal do Cd com os painéis propostos foi reduzido para 0,296, o que levaria o veículo Fiat Punto a alcançar o mais baixo coeficiente de arrasto da sua categoria (Hatch compacto). A redução nominal do coeficiente de arrasto está de acordo com o estimado pela literatura, validando, assim, as simulações realizadas. Desde que tomadas as devidas precauções para não obstruir o sistema de arrefecimento, painéis semelhantes podem ser aplicados a diferentes modelos de veículos.


Palavras-chave


aerodinâmica, coeficiente de arrasto, assoalho.

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