Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NARRATIVA RESILIENTE EM JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO PSICOSSOCIAL
Andre Guirland Vieira, Claudio Schubert, Doris Cristina Gedrat, Angela Maria Silva

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


Introdução. Os achados de Jerome Bruner (1987) de que o Homem tende a organizar sua experiência com o mundo e sua memória em uma forma narrativa nos faz pensar aquela porção do mundo relacionada ao que chamamos de self como uma construção narrativa. O self passa a ser compreendido não como um núcleo isolado de consciência contido em nossa cabeça, mas como construído interpessoalmente. O problema da negociação de significados entre o indivíduo e a cultura tem sido atualmente trabalhado através do conceito de construção narrativa da identidade McAdams (2001). McAdams & McLean (2013) encontraram a produção de narrativas de vida coerentes como elemento fundamental na construção de um self resiliente. A adolescência é o momento no qual convergem as habilidades cognitivas construídas ao longo da infância para construir uma narrativa autobiográfica coerente e as exigências socioculturais para um posicionamento dentro da sociedade (Habermas, Ehlert-Lerche & de Silveira, 2009), o que culmina na necessidade de construção de uma identidade socioculturalmente situada. Essa identidade organiza-se na forma de uma narrativa. Tal narrativa tem a função de construir um mínimo de unidade e de propósito à vida e ao mundo. Essas histórias situadas não apenas constroem e mantém, mas são a própria identidade de seu autor. Objetivos. Este trabalho visa investigar a construção narrativa da identidade resiliente em adolescentes que passaram por situações de vulnerabilidade. Nós estudamos a produção de narrativas autobiográficas em busca dos processos envolvidos na construção da identidade resiliente. Metodologia. O presente projeto está desenhado como um estudo de casos múltiplos. Estão sendo coletadas trinta narrativas de vida a partir de uma entrevista baseada no protocolo de Entrevista de Elicitação de Narrativa de Vida (Gonçalves, Henriques e Vieira, 2010). Os casos serão divididos em predominantemente resilientes e não resilientes para posterior comparação. As narrativas serão analisadas segundo o sistema de coerência global de Habermas e Diel (2005). Será verificada a relação entre coerência narrativa e resiliência. Resultados e Conclusões Parciais. Foram coletadas quinze histórias de vida, a partir das quais foram feitos estudos de caso individualizados. Verificou-se a construção de identidade narrativa resiliente a partir de histórias de vida coerentes.


Palavras-chave


Adolescência, narrativas de vida, vulnerabilidade, resiliência

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