Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
MULTIPROFISSIONALISMO NO SUS
Juliana Tavares Freire, Flávio Renato Reis de Moura, Caroline Altes Moraes da Silva, Miria Elisabete Bairros de Camargo

Última alteração: 31-08-2018

Resumo


A atuação multiprofissional no Sistema Único de Saúde (SUS) pressupõe uma modalidade de trabalho coletivo que se baseia na comunicação e no diálogo como instrumentos fundamentais para a interação entre os agentes e a troca de saberes técnicos, visando à interação entre os diversos profissionais em prol de um objeto comum, no caso, o usuário do SUS. A equipe multiprofissional de saúde surge enquanto uma alternativa para efetivar o cuidado integral em saúde. O objetivo do trabalho é relatar a experiência das residentes do Programa de Residência em Saúde Comunitária da ULBRA-Canoas. O de processo ensino - aprendizagem ocorre no contexto da Atenção Básica em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O curso é composto por profissionais das seguintes áreas: enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e farmácia. A ESF materializa a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e serve como cenário pedagógico fundamental para a construção da atenção do usuário de forma multiprofissional. Na ESF os residentes tem a oportunidade de conviver em um espaço privilegiado de construção de novos saberes e articulação entre os diferentes núcleos profissionais, bem como um espaço para a formação de profissionais comprometidos com o SUS. Além disso, a unidade oferece vários espaços de aprendizagem como por exemplo: o acolhimento aos usuários, a realização do teste rápido para gravidez e para as infecções sexualmente transmissíveis,a interconsulta, no matriciamento das equipes que compõe a unidade de saúde juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, nos espaços de atendimento de cada núcleo entre outros. No contexto de ensino na ESF, o Preceptor é o profissional do serviço, com especialização na área, tendo o papel de estreitar a distância entre a teoria e a prática na formação dos discentes, este profissional apresenta como funções: orientar, dar suporte, ensinar e compartilhar experiências que melhorem a competência do discente.O trabalho em equipe acontece no contexto das situações objetivas das práticas em saúde e consiste de uma modalidade de trabalho coletivo, mediado pela comunicação, que se estrutura nas relações recíprocas entre as várias intervenções. Até o momento foi possível desenvolver competências como: atuar de forma multiprofissional, realizar atenção integral aos usuários, realizar ações de promoção e prevenção da saúde, compreender as necessidades sociais e culturais da população adscrita à ESF.

Palavras-chave


Política Nacional de Atenção Básica, Residência Multiprofissional

Texto completo: PÔSTER