Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EXPLORANDO A TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin

Última alteração: 31-08-2018

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado[1] referente à Educação Financeira no Ensino Fundamental, cujo objetivo é contribuir no desenvolvimento de atividades didáticas aplicáveis a essa etapa da Educação Básica. Segundo Brasil (1998), um dos principais desafios dos professores é propor atividades que relacionem a teoria à prática, buscando tornar os conteúdos aplicáveis a situações da vida em sociedade. Com isso, esse trabalho apresenta um estudo sobre o Currículo de Matemática e atividades didáticas para o Ensino Fundamental relacionada ao tema Educação Financeira. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa e divide-se em duas etapas: a primeira pesquisa exploratória nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997, 1998) e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Em seguida, realizou-se um estudo sobre o software Toondo, para construção de atividades didáticas com a temática para o Ensino Fundamental. Segundo Brasil (1997), para que o ensino escolar esteja em consonância com as demandas atuais da sociedade, sugere-se que sejam tratadas questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se veem confrontados no seu dia-a-dia. Tais questões são indicadas como Temas Transversais ao currículo, que precisam abordar assuntos de relevância social, tais como, trabalho, ética, consumo, saúde, etc. A BNCC (BRASIL, 2018), assim como os PCN, indica temas para serem incorporados ao currículo de forma transversal e integradora, a partir de temas, como, vida familiar e social, educação para o consumo, educação financeira e fiscal e trabalho. Dessa forma, percebe-se a necessidade de trabalhar os conteúdos escolares relacionados a temas relevantes para a vida cotidiana, por meio de atividades didáticas que possibilitem a formação de estudantes participativos, reflexivos e críticos. Como exemplo pode-se tratar a questão da economia de energia, que reflete no orçamento doméstico, utilizando-se os softwares PowerPoint, Excel e Toondo e os conteúdos matemáticos de equações do 1º grau e transformação de medidas. Entende-se que o tema Educação Financeira aliado aos conteúdos matemáticos, sendo desenvolvido por meio de um conjunto de atividades didáticas, pode oportunizar o conhecimento matemático necessário aos alunos para tomada de decisões conscientes e análise crítica de situações de consumo.

[1] Pesquisa de Mestrado em Andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática


Palavras-chave


Currículo de Matemática; Educação Financeira; Ensino Fundamental; Atividades Didáticas.

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