Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
DEFINIÇÃO DE ESPECIFICAÇÃO DA CORDA DOS DENTES DE UMA ENGRENAGEM DE DENTE RETO PARA REDUZIR RUÍDOS DE BATIDA E INTERFERÊNCIA NOS MOTORES DE MOTOCICLETAS DE 250cc
Lima Sá Sá

Última alteração: 26-10-2019

Resumo


Os estudos voltados as análises de ruídos e erros de transmissão em engrenagens estão evoluindo, porém os métodos conhecidos não são totalmente suficientes para otimização e solução de problemas de fabricação. Na Engenharia de um modo Geral, nos deparamos com especificações onde os Extremos das tolerâncias (Máximo e Mínimo) causam problemas, sejam elas com sintomas na montagem ou durante funcional. Um caso em particular é a Corda dos Dentes de uma Engrenagem, onde nota-se que se eles forem controlados pela média geral dos pontos obtidos causam problemas de ruídos no engrenamento.

Para esta pesquisa isolamos o problema na engrenagem movida do balanceio como fonte causadora dos ruídos de Batida e interferência através de testes de intercambialidade (troca-troca) nas motos com ruído batida, interferência e sem ruído. Dessa forma, admitimos que os demais fatores que possam contribuir para o problema sejam desconsiderados. Sendo assim, Utilizamos um modelo estatístico baseado - R para analisar e comparar todos os desvios dimensionais (Dente a Dente) obtendo desta forma a topografia geral dos dentes que se relacionam diretamente com os aspectos funcionais das motocicletas que não apresentaram Ruído, motos que apresentaram Ruído de Batida e interferência. Portanto, através dos resultados funcionais verificamos que a nova especificação obtida não elimina o problema de ruído, mas nota-se uma redução de 95% nas ocorrências. E, em relação ao modelo estatístico - R verifica-se que a sua principal vantagem é de nos retornar dados numéricos e gráficos bastante consistentes com os aspectos funcionais relacionados aos ruídos. No entanto, limita-se na análise de apenas um fator, no caso em específico da corda dos dentes, e está condicionado a medição completa da engrenagem o que torna o processo de controle bastante dispendioso para um fabricante.


Palavras-chave


Engrenagem;ruídos, especificação; Corda dos dentes