Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UMA TURBINA EÓLICA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
Douglas Miranda Pimentel

Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Em muitas civilizações onde cataventos eram utilizados para moer grãos e transportar mercadorias em barcos a vela, é uma ideia muito antiga. Portanto, energia eólica na geração de energia não pode ser considerado uma tecnologia moderna. Com o desenvolvimento da era do carvão e do petróleo dos combustíveis fosseis, em paralelo com o desenvolvimento da eletricidade, a energia derivada da forca do vento foi deixada de lado como fonte de energia para a geração de energia elétrica e para todas as outras aplicações.

Com o decorrer da crise econômica e ambiental tentando minimizar os impactos ambientais, vários países têm investido em energias alternativas ou energias limpas, como por exemplo, a solar, eólica, energia das ondas e a geotérmica (onde calor interno da Terra é utilizado) essas fontes não poluem a natureza e são renováveis, jamais se esgotarão. A energia eólica é considerada a fonte energética mais limpa do planeta, sendo obtida através do movimento de massas de ar (vento) que é captado por hélices ligadas a geradores. Tendo em vista que a energia eólica é uma opção de redução no gasto com energia elétrica, visando que em Manaus e outros municípios temos muitos surtos por falta de energia e muito das vezes demoram a retornar. Este tipo de energia pode ser um minimizador quando ocorre a falta de energia elétrica.

Visando nesse tipo de situação e o alto valor que é cobrado pela concessionaria de energia elétrica, este trabalho visa como forma de melhorar e minimizar os problemas que ocorrem por falta de energia ou em localidades em que a energia é acessível. O objetivo do trabalho é construir uma turbina eólica com materiais recicláveis, para isso será projetado uma turbina e componentes, bem como realizado testes de geração de energia para o estudo de viabilidade.