Portal de Eventos da ULBRA., VII Mostra Científica Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Melhoria de Filtro Separador de ar e óleo de motor Ciclo Otto JGS 620
Gideon Almeida Amorim

Última alteração: 30-09-2016

Resumo


Nos motores de Ciclo Otto, em função do pequeno volume de óleo lubrificante que os mesmos possuem em seu cárter, normalmente é empregado um sistema de filtro separador de ar e óleo, com afinalidade de se recuperar a névoa de óleo lubrificante que é gerada da queima na combustão resultante dos gases Blow By que passam para o sistema e desta forma evitar a poluição do ar atmosférico onde são utilizados estes motores. Assim, foram por tanto, realizadas acompanhamento de parâmetros operacionais e de manutenção de um sistema originalmente proveniente de fábrica nestes motores e verificado que o mesmo era falho. estudos de mercado foram realizados pela empresa e encontrado duas alternativas ou tecnologias de melhorias para o sistema de filtro separador de ar e óleo que garantissem a continuidade da produção elétrica da empresa da empresa sem paradas não planejadas e sem os elevados custos de substituições de peças de estoque de procedênicias externas ao País e de elevados custos.

Estas Alternativas basicamente foram aplicadas, e avaliadas sobre aspectos de Operação, de manutenção e de custos de forma que ambas foram devidamente safisfatórias do ponto de vista de seus resultados positivos ao aumento da dispnibilidade e confiabilidade dos motores, porém uma se preponderou a outra em função do aspecto de manutenção e do custo de sua implementação.