Última alteração: 15-11-2025
Resumo
O presente trabalho contextualizou a promoção da saúde com enfoque na área da Fonoaudiologia, na especialidade Linguagem, onde através de intervenções em uma turma de pré-escola, etapa que antecede o primeiro ano do ensino fundamental - anos iniciais, estimulou a percepção escrita e consciência fonológica nesta etapa tão importante da educação infantil. Orientados a partir de vivências e percepções acerca da importância da leitura e escrita na educação infantil, desenvolvemos este trabalho de forma lúdica e com ampla capacidade de continuidade do projeto pela docente com os alunos, de forma a despertar a forma e o fonema que cada letra tem, o que contribuiu no processo de alfabetização dessas crianças. A intervenção teve como público quinze crianças, de idade de cinco e seis anos, matriculados na educação infantil – etapa pré-escola, da Escola Municipal de Educação Infantil Lápis Mágico, localizado no bairro Lombra Grande, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Totalizaram três semanas consecutivas, sempre às segundas-feiras, com tempo médio de atividade em torno de uma hora. Essa prática contou com a orientação e supervisão da titular da disciplina de Práticas Interprofissionais de Educação em Saúde, a professora Mestre Viviane Medeiros Pasqualeto, que conta com amplo conhecimento de práticas e especialização na área de linguagem relacionada à Fonoaudiologia.
Palavras-chave: Fonoaudiologia - Linguagem - Educação Infantil