Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
IDENTIDADE NARRATIVA RESILIENTE EM JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: O CASO DE SOFIA
Andre Guirland Vieira, Bárbara Cabral, Cláudio Schubert, Dóris Cristina Gedrat, Ângela Maria da Silva, Tatiele Tavares, Daniela Kuhn

Última alteração: 24-10-2017

Resumo


Introdução. A abordagem da identidade narrativa foi desenvolvida por McAdams & McLean (2013) na proposta de que a identidade organiza-se na forma de uma narrativa autobiográfica.  Narrativas coerentes são associadas tanto ao bem estar psicológico, como à identidade resiliente. Paludo e Koller (2005) definem resiliência como um processo que resulta em uma adaptação positiva em relação a um contexto de grande adversidade. Objetivo. Este trabalho investiga a construção narrativa da identidade resiliente em adolescentes que passaram por situação de vulnerabilidade. Nós estudamos a produção de narrativas autobiográficas em busca dos processos envolvidos na construção da identidade narrativa resiliente. Metodologia. Foi elaborado um estudo de caso a partir de uma entrevista de história de vida. A entrevista foi coletada em uma Escola Municipal da periferia da cidade de Canoas-RS com uma adolescente de 14 anos. A narrativa de vida foi dividida em sequencias narrativas e submetida a uma análise descritiva de estrutura, processo e conteúdo, baseada nos sistemas de Gonçalves, Henriques e col. (2006). Resultados. Sofia produziu uma narrativa coerente na qual envolve os familiares e mostra uma adolescente que tem a compreensão da situação, na qual os envolvidos têm comportamentos afetados por conflitos e discórdias. Sente os efeitos destes conflitos na sua rotina, com os personagens mostrando comportamentos ambíguos, ora atendendo os anseios de Sofia, ora negando o apoio de que necessita. As atitudes de Sofia frente às dificuldades são de procurar o entendimento, demonstra preocupação e expõe na sua narrativa a tristeza com a forma que os familiares encaram a vida.


Palavras-chave


Narrativas, adolescência, vulnerabilidade social

Texto completo: PÔSTER