Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE PAIS NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Camila Valenti Zamfonato, Claudia Hofheinz Giacomoni

Última alteração: 05-09-2017

Resumo


Introdução

A psicologia positiva traz contribuições ao enfrentamento da doença e hospitalização na infância, na perspectiva de promoção de forças que favoreçam as famílias durante e após o evento estressor. O enfrentamento de pais com filhos em internação hospitalar foi o alvo deste estudo. Para tanto, foi utilizado o conceito de coping, no qual a pessoa avalia a situação e os recursos que têm para lidar com o fator estressante, verificando quais estratégias que utiliza são consideradas favoráveis e eficazes para lidar com cada estressor. Assim, entende-se que o enfrentamento deve ser entendido como contextual, dinâmico e particular da vivência dos pais durante a hospitalização dos filhos.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi verificar as estratégias de coping que são utilizadas no meio hospitalar por pais de crianças hospitalizadas e, a partir disso, apontar quais os participantes que não obtiveram êxito seguindo sua estratégia.

Metodologia ou Material e Métodos

Para isso, participaram 27 mães biológicas e 2 avós maternas de crianças internadas entre dois dias consecutivos a um mês no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na Pediatria. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada. A entrevista objetiva conhecer qual estratégia de enfrentamento é utilizada pelo participante e qual a efetividade dela em seu contexto.

Resultados e Conclusões finais ou parciais.

Foram verificadas até o momento 13 modalidades diferentes de estratégias de enfrentamento pelos pais: rede de apoio, apoio emocional da criança e familiares, recursos do hospital, buscar recursos, diálogo, distração cognitiva, regulação das emoções, distrair-se, espiritualidade, uso de tecnologias, mudar de cidade, cuidar da higiene, resignação, “se virar sozinha”. Cada categoria conta com subcategorias que especificam o comportamento adotado descrito pelo participante entrevistado. Dentre as categorias já encontradas nesse contexto, verifica-se que 10 participantes apresentaram problemas na prática e êxito da estratégia denominada rede de apoio e 11 em estratégias relacionadas aos recursos do hospital. Os resultados apontam que durante a decisão de optar por uma estratégia de enfrentamento, muitos pais possuem dificuldades, o que abre a possibilidade para uma intervenção baseada em evidências voltada a orientação dos pais em relação às estratégias para um melhor enfrentamento da situação conforme o contexto e a aquisição de novos hábitos saudáveis; além de encorajar maior atenção aos aspectos relacionados à falta de efetividade das duas características mais exploradas.


Palavras-chave


estratégias de enfrentamento; contexto hospitalar; psicologia da saúde; psicologia positiva

Texto completo: PÔSTER