Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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AVALIAÇÃO DO SISTEMA VENOSO PROFUNDO E DA FLEBOTROMBOSE PROFUNDA ATRAVÉS DE MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL
Yasmin Podlasinski da Silva, Magda Patricia Furlanetto, Mateus Mondadori Sironi

Última alteração: 30-08-2017

Resumo


INTRODUÇÃO: Com o intuito de seguir as DCNs - aprendizado centrado no aluno e autonomia - modelos didáticos vêm sendo empregados como facilitadores da compreensão. Entre as vantagens da aula demonstrativa com o uso de modelos didáticos estão a integração do conteúdo teórico-prático e o exercício da técnica. OBJETIVOS: Investigar a satisfação do aluno frente à utilização de pedagogias ativas no processo de aprendizagem da anatomia associada à patologia e do aproveitamento dos conteúdos para as demais disciplinas acadêmicas. METODOLOGIA E MÉTODOS: Estudo quali/quantitativo, onde um modelo de Flebotrombose tridimensional foi confeccionado e avaliado através de um questionário (4 perguntas fechadas), realizado com 103 estudantes de Medicina, que já cursaram a disciplina de Morfologia, a fim de investigar a eficácia do método. RESULTADOS: Dos estudantes avaliados, 98,05% responderam que a aprendizagem durante as aulas com as peças anatômicas seria facilitada com o uso do modelo e 85,6% responderam que julgavam necessária uma explicação teórica para a compreensão do mesmo.  Quando questionados sobre a dificuldade de entendimento do modelo anatômico do sistema venoso profundo e da flebotrombose profunda, 96,11% responderam que não sentiram dificuldades. Sobre a comparação com outros métodos de ensino - aulas teóricas, aulas expositivas no laboratório - 81% consideram o método de modelagem muito melhor, 15% um pouco melhor, 3,88% classificaram como similar, e nenhum dos estudantes consideraram o método um pouco pior ou muito pior. CONCLUSÕES FINAIS: Diante dos resultados positivos, é possível concluir que o modelo confeccionado possibilitou uma visualização mais clara e objetiva e auxiliou no entendimento da anatomia e da patogênese. Como perspectivas futuras, há a possibilidade de montagem desses modelos pelos alunos, para que eles executem metodologias ativas, garantindo maior autonomia no aprendizado e no raciocínio crítico.

Palavras-chave


flebotrombose profunda, metodologia, modelo didático, sistema venoso profundo

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