Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PESQUISA SOBRE NOÇÕES DE BIOSSEGURANÇA ENTRE PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA
Caroline Silva Dos Anjos, Jamile Dorneles De Oliveira, Thamiris Souza De Almeida, Roberta Röhers Matias, Danieli Silveira Soares, Carolina Leite Guterres, Carla Cristiane da Rosa, Jéssica Gabriele da Silva Marques

Última alteração: 05-07-2018

Resumo


A Biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX, formada pelo conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades práticas e riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

(CAMARGO et al., 2010; MASTROENI, 2005; VALLE  et al., 2010)

Definindo alguns conceitos, entende-se como risco a probabilidade de ocorrer um evento bem definido no espaço e no tempo, que cause dano à saúde.

(Ramos,2009)

Tendo em vista a importância de garantir a segurança dos profissionais, pacientes e meio ambiente, esclarecendo princípios básicos, como o uso correto de EPI’s, o gerenciamento de resíduos e medidas que evitem acidentes, o objetivo do presente estudo foi identificar o conhecimento e adesão dos profissionais no que se refere a prática de biossegurança. Tratou-se de uma pesquisa de opinião, com o intuito de identificar pontos de vista, falhas ou erros, e níveis de entendimento relacionados com o tema abordado. Foram realizadas, na cidade de Canoas-RS, entrevistas com oito profissionais em oito estabelecimentos de beleza e estética, por meio de um questionário com cinco questões objetivas e uma questão dissertativa acerca da definição do tema, a partir do conhecimento do profissional. Como resultado da pesquisa, podemos identificar que a metade dos entrevistados se considerava profissional da área da saúde e apenas um não tinha o conhecimento do que se tratava biossegurança; dentre os estabelecimentos, seis possuem um plano de biossegurança e todos reconhecem a importância da biossegurança para o cliente, profissional e meio ambiente. Ao descreverem do que se trata Biossegurança, constatamos que três profissionais tiveram maior domínio do assunto, onde destacaram a importância do cuidado, tanto com o profissional/cliente/paciente, quanto o uso correto dos materiais, o seu descarte após uso, ressaltando a importância de manter o seu ambiente de trabalho seguro. Tendo em vista os dados coletados na pesquisa, concluímos que apesar de existir artigos e livros falando a respeito do assunto, não são todas as pessoas que buscam e possuem interesse em acessar este material. Portanto, é necessário reafirmar a importância de um olhar mais atento por parte das políticas públicas e da fiscalização sobre os riscos iminentes da área da estética/saúde, evitando acidentes e contaminações entre os profissionais e clientes. Levando em consideração esses aspectos, conclui-se que as ações estabelecidas pela Biossegurança, devem ser valorizadas e aplicadas nos estabelecimentos, a fim de garantir a proteção da saúde humana e ambiental.


Palavras-chave


biossegurança; riscos ocupacionais; beleza; estética; saúde.

Texto completo: PÔSTER