Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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QUILOMBOLAS: NUM TRAÇADO EDUCACIONAL DESAFIADOR DE INVESTIGAÇÃO CULTURAL
Ana Jamila Acosta, Marlene Teresinha Fernandes, Lisiane Gazola Santos, Lourdes da Silva Gil, Clarice Antunes do Nascimento, Diva Maria Peter, Lauraci Dondé da Silva

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


A pesquisa foi engendrada à luz da legislação referente à formação de professores para a docência em Comunidades Quilombolas. O objetivo geral da pesquisa configura-se em investigar as interfaces do contexto sociocultural quilombola com as práticas docentes desenvolvidas nesses territórios visando a formação de pedagogos para essas comunidades. Assim, os objetivos específicos consistem em: conhecer o contexto sociocultural de um território quilombola e relacioná-lo com a prática educativa desenvolvida junto às crianças e adolescentes que o compõe; pesquisar o perfil dos professores que desenvolvem práticas educativas nessa comunidade; analisar se as práticas educativas desenvolvidas contemplam o contexto sociocultural desse território e investigar a relação entre as políticas públicas propostas à educação quilombola e a prática docente efetivada. Esses objetivos fecundaram a definição  metodológica da abordagem da pesquisa como qualitativa e exploratória. A efetivação metodológica consistiu em levantamento de campo, através de aplicação de questionário, junto aos professores de uma Escola, situada na região metropolitana de Porto Alegre e em uma Comunidade Quilombola urbana, cujas crianças e adolescentes frequentam a escola. Os resultados possibilitam inferir que ambas compõem-se de múltiplas dimensionalidades, muitas vezes perceptíveis, outras vezes com significados velados. A compreensão histórica da saga dos negros e dos quilombolas, por todos os alunos, construirá uma prática de alteridade entre todas as etnias, superando situações racistas e de desrespeito. Os resultados indicam que a formação de pedagogos para a docência em Comunidades Quilombolas apontam caminhos teóricos e práticos, tais como: Estudo sócio-histórico aprofundado sobre os negros, e em especial das comunidades quilombolas, costumes, ritos, crenças, hábitos, ancestralidades, religião, outros. Quilombos, conceito, manifestações culturais, religiosas, tradições, formação. Trajetória educacional dos negros no Brasil; Estudo interpretativo da legislação brasileira em relação à educação dos negros e em comunidades quilombolas, em especial. Interpretação de dados estatísticos do IBGE sobre trabalho, emprego e escolaridade dessas comunidades quilombolas; Estudo sobre escola democrática: concepções, filosofia, princípios, gestão, outros;Planejamento e execução de  trabalho de campo  em escola que recebem alunos dessas comunidades, tanto através  de observações, análise do currículo real e oculto, da gestão e estruturação da escola;Planejamento e execução de trabalho de campo em comunidade quilombola, rural ou urbana, para conhecer a história, os valores, a cultura, os hábitos, costumes, as condições sociais, econômicas, cultural e educacional, específicos dessa da comunidade. Finalização: elaborar uma proposta de ação no sentido de construir a relação dialógica entre escola e comunidade quilombola.

Palavras-chave


Formação – pedagogos- escola - quilombola

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