Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EDUCAÇÃO PREVENTIVA AO ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES
Mariana Negreiros de Castro, Marcos Fernando Knevits, Lígia Braun Schermann

Última alteração: 06-09-2018

Resumo


As escolas têm sido apontadas pela sociedade como espaços privilegiados para o desenvolvimento de atividades preventivas e promotoras da saúde. Apesar dessas condições favoráveis, os estabelecimentos de ensino estão com dificuldades para atuar na educação preventiva ao abuso de álcool e outras drogas, pois os professores não se sentem motivados ou preparados para trabalhar com o tema. A presente pesquisa visa apresentar a implementação de uma intervenção para professores de escolas do ensino fundamental e médio em um município da região metropolitana de Porto Alegre. O delineamento adotado é quase-experimental com medidas antes e depois. Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo, que verificou, num primeiro momento, as práticas e demandas docentes em educação preventiva ao abuso de substâncias psicoativas. Trata-se de uma intervenção com enfoque na promoção da saúde, em forma de curso, com o objetivo de capacitar os professores. O curso é dividido em quatro módulos com encontros à distância e presenciais. A carga horária do curso é de 40 horas de atividades teóricas, desenvolvida em 10 encontros, e 20 horas de atividades práticas para a produção de um projeto de intervenção a ser desenvolvido na escola. O público alvo deste curso foram os professores de formação, atuantes no ensino fundamental e médio nas redes municipal e estadual do município de Santo Antônio da Patrulha. Os professores se inscreveram de forma voluntária, através do site do curso. Três turmas foram formadas, com um total de 23 professores. Uma das turmas, composta por nove professores, concluiu o curso. Foi elaborado um questionário sobre conhecimento das consequências do uso de álcool, cigarro, maconha, cocaína/craque, da abordagem biopsicossocial na prevenção, do ensino da ética no processo preventivo, dos níveis de prevenção, da utilização de técnicas como palestras, oficinas e debates, da elaboração de projetos de prevenção e de fatores de risco e de proteção ao uso abusivo de substâncias psicoativas. A aplicação do questionário foi realizada antes do início do curso, com todos os participantes, e seis meses após o término com aqueles que concluíram. Os resultados descritivos preliminares mostram que, de modo geral, a capacitação propiciou um aumento no nível de conhecimento dos professores. Este resultado contribui para atestar a importância da capacitação de professores para atuarem na promoção da saúde do escolar.


Palavras-chave


Instituições acadêmicas; Docentes; Capacitação; Transtornos relacionados ao uso de substâncias

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