Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM E A EDUCAÇÃO CONTINUADA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Letícia Silva Ruiz

Última alteração: 08-09-2018

Resumo


O atendimento de urgência e emergência é essencial para manutenção da vida, torna-se necessário a capacitação e a educação continuada. O meio acadêmico deve desenvolver atividades que promovam educação continuada da forma mais ampla possível, no sentido de obter atendimento de alta qualidade em situações de urgência e emergência, embasadas na literatura científica atualizada. Ações extracurriculares, como as ligas, são importantes para ampliar este conhecimento. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência da Liga Acadêmica de Enfermagem de Urgência e Emergência da ULBRA – campus Gravataí, um projeto de extensão universitária voltado para o tema de urgência e emergência que objetiva analisar seu impacto junto à sociedade. Observou-se que a atividade de extensão realizada vem atuando de modo estruturado, de forma a proporcionar aos ligantes, acadêmicos e à comunidade conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem com que estes desenvolvam competência pessoal e profissional, com a finalidade de fortalecer o ensino de urgência e emergência através de ampla disseminação do suporte básico de vida por atividades de extensão, em meio acadêmico e na comunidade. Ações de extensão deste tipo cumprem papel importante de levar conhecimento qualificado de forma rápida e efetiva para a comunidade, com alto potencial de transformar realidades. A formação dos profissionais da saúde deve visar à aquisição de conhecimentos, atitudes e práticas de modo a capacitar o futuro profissional a promover a saúde, prevenir doenças e lidar com as condições mais prevalentes no seu meio. As ligas acadêmicas atuam como instrumento essencial para a promoção da educação continuada, já que atuam de forma a proporcionar aos ligantes, acadêmicos e à comunidade conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem com que estes desenvolvam competência pessoal e profissional. Consideramos que as ligas universitárias podem exercer grande influência na formação dos estudantes de enfermagem, o projeto possui como objetivo promover e intensificar estudos em urgência e emergência junto à comunidade externa, incluindo ações de educação e promoção da saúde, tornando-se os mesmos multiplicadores destes conhecimentos junto à sociedade, realizando atividades com o objetivo de informá-la, conscientizá-la e assisti-la nas atividades ligadas aos processos de suporte básico de vida (SBV), prevenção de acidentes e primeiros socorros. Busca ainda transmitir o conhecimento através de oficinas teóricas e práticas realizadas na comunidade incluindo as escolas do município, empresas e eventos sociais. Para a capacitação desse grande número de leigos e profissionais de saúde, foi fundamental ao longo de sua existência a participação ativa de seus membros em cursos e capacitações. Este embasamento teórico e a prática prévia nesses cursos permitiram aos integrantes do projeto a segurança e a habilidade de transmitir os seus conhecimentos da área.

 

 


Palavras-chave


Educação continuada, Emergências, Educação em Enfermagem.

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