Portal de Eventos da ULBRA., XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DOCENTES EM EVIDÊNCIA NAS REVISTAS PÁTIO E INFANZIA
Kelly Trennepohl, Bianca Salazar Guizzo

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução Este trabalho é um recorte de um projeto de dissertação desenvolvido no PPGEDU da ULBRA. O referido projeto conta com auxílio financeiro da FAPERGS e do CNPq.

Objetivo Partindo da contribuição teórica dos Estudos Culturais objetiva-se apresentar e problematizar as representações e entendimentos sobre as práticas docentes para Educação Infantil que são publicadas nas revistas Pátio e Infanzia.

Metodologia ou Material e Métodos Análise comparativa da revista brasileira Pátio e da revista italiana Infanzia dos anos de 2016 e 2017 nas sessões de relatos de práticas.

Resultados e Conclusões finais ou parciais A partir das análises feitas nas revistas até o presente momento foi possível perceber o quanto a pedagogia italiana para crianças pequenas tem nos alcançado importantes referenciais para pensarmos as práticas pedagógicas brasileiras. Isso em certa medida se torna mais explicito com a homologação da BNCC para Educação infantil em 2017. A BNCC se pauta diretamente nos documentos legais italianos, trazendo os campos de experiências como proposta de arranjo curricular e inaugurando outras discussões sobre as práticas docentes na Educação Infantil. É preciso problematizar as questões culturais situando o espaço e o tempo em que as práticas vinculadas nas duas revistas acontecem.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER