Portal de Eventos da ULBRA., XXVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
AS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS DE USUÁRIOS DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SUS E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NESTE PROCESSO
Andressa de Souza Litter, Yasmin Carvalho Franceschi

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


INTRODUÇÃO: Esta pesquisa foi realizada através da disciplina de Processos Investigativos em Serviço Social no período de 2019/2 e teve como eixo central as internações psiquiátricas de usuários da rede de atenção psicossocial do SUS e o papel do assistente social neste processo. OBJETIVOS: Analisar o processo de trabalho do assistente social perante as internações psiquiátricas do Hospital Psiquiátrico São Pedro, bem como as determinações sociais presentes nestes casos, contribuindo para uma melhor percepção do tema tanto dentro da categoria profissional quanto para a comunidade implicada. METODOLOGIA: Utilizamos da visita institucional[1] no Hospital Psiquiátrico São Pedro como metodologia de coleta de dados, onde, através da observação crítica foi possível acompanhar o processo de trabalho do assistente social deste local, bem como alguns atendimentos técnicos. Também nos valemos da aplicação de um questionário através de uma entrevista semi-estruturada¹ e do material quantitativo disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde. Ainda, nos valemos de respaldos teóricos para analisar os dados e de diários de campo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando com base na determinação social[2] do processo saúde-doença, neste período foram realizadas 05 internações do gênero feminino para 03 do gênero masculino, confirmando que as mulheres possuem maior propensão a desenvolver sofrimento mental, corroborado pelo papel que a mesma ocupa na divisão sexual do trabalho[3]. Ainda, durante a observação do processo de trabalho do assistente social neste espaço, notou-se como elemento chave a orientação e o acompanhamento[4] familiar, onde foi possível notar expressões da determinação social como o adultocentrismo, drogadição, vulnerabilidade socioeconômica, múltiplas violências, etc. Confirma-se assim, que os fatores sociais, econômicos, culturais, psicológicos e comportamentais influenciam a ocorrência de problemas de saúde, incluindo os de saúde mental[5], confirmando a primeira hipótese. Ainda, confirmando a segunda e a terceira hipótese da pesquisa, o assistente social possui papel fundamental[6] neste processo, visto que todas as famílias são acompanhadas por este. Sendo este também o responsável por descentralizar o usuário após o período de internação, retornando para a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS[7].  CONCLUSÃO: Os determinantes sociais em saúde - DSS possuem forte influência no processo das internações psiquiátricas, colocando em evidencia que é através deste que encontramos a determinação essencial para a problemática da saúde. Ainda, percebe-se o papel do assistente social enquanto afirmador e executor dos princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica em seu cotidiano de trabalho, tendo como principal ação de seu processo de trabalho a orientação e acompanhamento destes usuários e suas famílias com fins de buscar a garantia de direitos[8] e a ampliação de sua cidadania.


REFERÊNCIAS:

[1] SILVA. Ângela Maria Pereira da. Instrumentalidade e instrumentais técnicos do serviço social. Editora Intersaberes, Curitiba, 2017. (Série Formação Profissional em Serviço Social)

[2] LAURELL, Asa. A saúde-doença como processo social. (La salud-enfermedad como proceso social. Revista Latinoamericana de Salud, México, 2, 1982, pp. 7-25. Trad. E. D. Nunes, p. 1 – 22);

[3] ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE/ ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE/ ONU. Saúde Mental, Nova Concepção, Nova Esperança. Relatório Sobre a Saúde Mental no Mundo – 2001. Genebra: OMS. 2001.

[4] MIOTO, Regina Célia Tamaso. Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias. Cadernos Capacitação em Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais, Brasília, módulo 5, p. 1-16, 2010

[5] 1 BUSS, P. M. PELLEGRINI FILHO A. A saúde e seus determinantes. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/gtracismoesaude/2020/07/20/por-que-a-covid-19-e-mais-mortal-para-a-populacao-negra-artigo-de-edna-araujo-e-kia-caldwell/

[6] NUNES, Carina; MACHADO, Graziela, BELLINI, Maria Isabel. A qualificação e a contribuição do processo de trabalho dos Assistentes Sociais no campo da saúde mental. Textos & Contextos, n. 2, 2003.

[7] Lei 10.216 de 2001, Ministério da Justiça; Associação Brasileira de Psiquiatria; Cartilha Direito à Saúde Mental, do Ministério Público Federal e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

[8] KRUGER. Tânia Regina. Serviço Social e Saúde: Espaços de atuação a partir do SUS. Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP Campinas, v IX, n 10, 2010.

 

Autora principal: Andressa de Souza Litter, litterandressa@gmail.com.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER