Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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COMO OS ESTUDANTES DA ULBRA CANOAS AVALIAM A INFRAESTRUTURA DOS CURSOS QUE FREQUENTAM?
Felipe Facchin Tronca, Carlos Emanuel de Matos Chaves Lima, Sabrina Schmidt, Leonardo Tuon Albino, Fabiano de Castro Justo, Vania Regina Camargo Fontanella

Última alteração: 30-10-2013

Resumo


O estudo objetiva investigar como os estudantes da ULBRA Canoas avaliam a infraestrutura física dos cursos que frequentam e verificar se existem diferenças entre cursos em função do conceito obtido no ENADE. Foram utilizados dados secundários disponibilizados pelo INEP. Inicialmente foram acessados os relatórios da IES e identificados os cursos examinados no ciclo ENADE 2009-2011. A seguir os dados relativos às respostas ao questionário do estudante foram compilados em planilha Excel e analisados por meio de estatísticas descritivas. A amostra de concluintes (10.287) representa 61,9% do total de estudantes que haviam cursado pelo menos 80% dos créditos à época da inscrição para o exame. As salas de aulas foram consideradas adequadas à quantidade de alunos por 82,3% dos estudantes, assim como os laboratórios (todos: 39,6% - a maior parte: 36,6%), os ambientes (todos: 47,7% - a maior parte: 32,5%) e os equipamentos (todos: 39,7% - a maior parte: 33,7%) para aulas práticas. O uso de equipamentos audiovisuais foi considerado amplo e adequado (59,3%) e os recursos de internet plenamente adequados (61,5%). A maioria dos alunos (86,5%) respondeu que o horário da biblioteca atende às suas necessidades e que o acervo é parcialmente (livros: 43,1%, periódicos: 44,1%) ou totalmente (livros: 44,1%, periódicos: 39,6%) atualizado. Na sequência os dados serão analisados em função do conceito obtido pelos cursos. Conclui-se que os estudantes da ULBRA Canoas avaliam a infraestrutura dos cursos como totalmente ou parcialmente adequada.


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