Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NOS CURSOS DA ULBRA CANOAS: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES
Sabrina Schmidt, Leonardo Tuon Albino, Felipe Facchin Tronca, Carlos Emanuel de Matos Chaves Lima, Fabiano de Castro Justo, Vania Regina Camargo Fontanella

Última alteração: 30-10-2013

Resumo


O estudo tem como objetivos investigar como os estudantes da ULBRA Canoas percebem a organização didático-pedagógica dos cursos e verificar se existem diferenças nesta percepção entre cursos em função do conceito obtido no ENADE. Foram utilizados dados secundários disponibilizados pelo INEP. Inicialmente foram acessados os relatórios da IES e identificados os cursos examinados no ciclo ENADE 2009-2011. A seguir os dados relativos às respostas ao questionário do estudante foram compilados em planilha Excel e analisados por meio de estatísticas descritivas. A amostra de concluintes (10.287) representa 61,9% do total de estudantes que haviam cursado pelo menos 80% dos créditos à época da inscrição para o exame. Quanto aos planos de ensino, 61,2% dos estudantes consideram que todos se apresentam completos e 63,2% avaliam que todas as disciplinas ministram conteúdos coerentes com o plano. Um percentual menor de alunos considera que as disciplinas solicitam atividades de pesquisa (todas: 34,1%; a maioria: 32,0%). A indicação da leitura de livros por todas as disciplinas foi 46,8%, de artigos 27%, de material elaborado pelos professores 22,3% e quanto à exigência de domínio de língua estrangeira a resposta dominante foi nenhuma disciplina (52,3%). Segundo os alunos somente alguns (39,3%) ou a maioria (37,5%) dos docentes são disponíveis fora dos horários de aula. Os estudantes avaliam que os docentes dominam os conteúdos (todos: 44,2%; a maioria: 46,1%), que as disciplinas contextualizam os conteúdos na realidade brasileira (todas: 37,3%; a maioria: 45,4%) e que as mesmas se apresentam bem (46,4%) ou relativamente (42,9%) integradas. Os discentes consideram as atividades complementares regulares e diversificadas (46,8%) e não participaram dos programas de iniciação científica oferecidos pela IES (58,3%). Os discentes consideram ser pouco (37,1%) ou adequadamente (47,8%) exigidos pelo curso e que sua formação foi muito boa (44,6%). Na sequência os dados serão analisados em função do conceito obtido pelos cursos. Os estudantes da ULBRA Canoas avaliam positivamente a estrutura didático-pedagógica dos cursos. As vulnerabilidades detectadas foram baixa indicação de leitura de artigos, pouca exigência de domínio de língua estrangeira e pouca participação em programas de iniciação científica oferecidos pela IES.


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