Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PROVINHA BRASIL NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE: ANÁLISE DE RESULTADOS E EFEITOS NA PRÁTICA DOCENTE .
Lucciani Gonçalves Pereira

Última alteração: 25-10-2013

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar a análise dos resultados estatísticos da aplicação da Provinha Brasil - Edições de 2008-2010/ Testes 1 e 2  - no município de Porto Alegre e seus efeitos nas práticas docentes de professores de duas escolas da referida rede de ensino. Tal instrumento de avaliação tem por intuito oferecer aos professores e aos gestores das escolas públicas e das redes de ensino um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem da leitura e da escrita (BRASIL, 2008). Considerando as fichas de correção (gabaritos) das turmas dessa rede de ensino que participaram dessas edições da Provinha Brasil, totalizando 5.929 participantes, foram tabulados os dados estatísticos. Esmiuçando esses dados foram classificadas as cinco questões de maior e de menor percentual de acertos para um panorama mais focado de análise. Serão destacadas, para esse trabalho, as questões de menor percentual de acertos, questões que avaliam para que servem textos de uso cotidiano, assim como do que tratam, como se organizam suas narrativas em termos de tempo, espaço e com que personagens ou, ainda, o que dá para inferir de informações, problematizando-se a (in)visibilidade do letramento. Para elucidar será destacada análise de um dos blocos de análise que compõem a pesquisa: Reconhecer o assunto de um texto. São oito questões que compõem esse bloco. Alguns aspectos são destacados na análise: independência esperada dos alfabetizandos na realização dessas questões, considerando-se os comandos iniciais da quase totalidade delas e o uso de suportes textuais e de gêneros textuais que circulam pouco na escola pública de periferia urbana. Além desses dados serão apresentadas análises iniciais de entrevistas realizadas com oito professores de classes de 2º ano de ciclo de duas escolas municipais com o intuito de analisar os efeitos da aplicação dos testes e levantamento dos resultados (gabarito da turma) em suas práticas docentes. Tais entrevistas têm possibilitado pensar sobre outras questões: que textos informativos circulam em classes de alfabetização? Tem-se trabalhado nas classes de alfabetização com os aspectos formais e os estilos de texto? Em que suporte textual? Que materiais de leitura circulam nessas classes? O que se trabalha desses materiais?, de forma a dar ainda mais “zooms” a esses dados todos, trazendo novas peculiaridades a esses resultados.

 


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