Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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O que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica dizem sobre gênero e sexualidade?
Dianise Mello Barbosa, Alessandra de Oliveira Lopes, Bianca Salazar Guizzo

Última alteração: 25-10-2013

Resumo


Este trabalho é um recorte de um projeto maior de pesquisa cujo titulo é “Lugares e Sentidos das Ações Pedagógicas relacionadas ao respeito às diversidades de gênero e de sexualidade na Educação Básica”. Tal projeto tem como objetivo principal verificar e problematizar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nos âmbitos educacionais a fim de colocar em prática o que se propõe em documentos oficiais brasileiros. A partir de um levantamento bibliográfico realizado no âmbito do referido projeto, nesse trabalho especificamente tem-se como principal propósito verificar e analisar o que as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, atualizadas em 2010, sugerem sobre as questões de gênero e de sexualidade. Os primeiros resultados apontam que, de algumas décadas para cá, muito tem se discutido a respeito dessas temáticas que, por um longo período de nossa história, estiveram à margem dos assuntos que faziam parte do campo educacional. Atualmente, porém, defende-se que uma das finalidades fundamentais nos âmbitos escolares deve ser preparar crianças, jovens e adultos para serem sujeitos ativos e críticos, viabilizando a construção de uma sociedade menos desigual, minimizando diferenças, como – por exemplo – aquelas relacionadas a gênero e sexualidade. Conforme o documento ora analisado “torna-se inadiável trazer para o debate os princípios e as práticas de um processo de inclusão social, que garanta o acesso e considere a diversidade humana, social, cultural, econômica dos grupos historicamente excluídos”. Enfim, é importante destacar que a escola há de intervir nos conhecimentos relativos às relações de gênero e de sexualidade para que as discriminações e desigualdades comecem a ser combatidas. Trabalhar conceitos, noções, construções e descontruções leva tempo e demanda um esforço conjunto, não basta constar em pareceres, em orientações e/ou em legislações, é preciso aproximar as escolas e todos/as os/as que dela participam às contribuições e às teorizações de pesquisadores/as para que, de fato, haja a aproximação e a interlocução entre documentos legais e as referidas instituições.


Texto completo: Pôster