Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Karina Sales Nunes, Pamela da Rosa, Tania Elisa Seibert, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Última alteração: 29-10-2013

Resumo


Este projeto de pesquisa está associado ao convênio firmado entre a Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha, com o grupo de Tecnologias Educacionais e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). O trabalho está dividido em duas ações de pesquisa: 1. Inclusão cognitiva em Matemática - desenvolvimento das habilidades sociais, valores e autonomia de pessoas com necessidades educativas especiais, utilizando tecnologias e a resolução de problemas; 2. SIENA - sistema integrado de ensino e aprendizagem, que é um sistema inteligente para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo qualquer. A presente pesquisa está fundamentada no método qualitativo. Apresenta-se o trabalho desenvolvido com a Iniciação Científica, com a ação de pesquisa 2. Foi desenvolvido um trabalho com a plataforma SIENA, com as seguintes ações: desenvolvimento do ambiente de investigação, no SIENA, com o tema Números Decimais. O ambiente de investigação foi composto pelo mapa conceitual dos Números Decimais para o 6º ano do Ensino Fundamental, pelo desenvolvimento do grafo com os conceitos a serem estudados, desenvolvimento das questões para os testes adaptativos e sequência didática eletrônica para cada conceito do grafo. O grafo foi desenvolvido com os seguintes conceitos: conceito de Números Decimais, exemplos do dia a dia, comparação, decomposição, operações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potência e raiz), expressões e problemas. Foram desenvolvidas 45 questões para cada conceito, classificadas em fáceis, médias e difíceis. Foram desenvolvidas sequências didáticas para cada conceito do grafo, com a preocupação que fosse possível a visualização em Tablets. Nesse momento, a pesquisa encontra-se na fase de implementação, no SIENA, das atividades das sequências. As atividades já desenvolvidas estão no servidor da Matemática, na ULBRA, no endereço: http://siena.ulbra.br, no projeto Números Decimais.


Texto completo: Pôster