Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Baixa frequência de herpesvírus bovino 5 em sêmen de touros mantidos a campo em propriedades das mesorregiões Centro Ocidental e Sudoeste Rio-Grandense.
ANDREA KAROLINE MASCITTI, Patricia de Freitas Salla, José Pedro Rocha de Abreu, Matheus Nunes Weber, Claudio Wageck Canal, Nilo Ikuta, Vagner Ricardo Lunge

Última alteração: 25-10-2013

Resumo


O herpesvírus bovino tipo 5 (bovine herpesvirus 5 - BoHV-5) é o agente etiológico da meningoencefalite herpética bovina que acomete principalmente animais jovens. Taxonomicamente, o BoHV-5 pertence à família Herpesviridae, subfamília Alphaherpesvirinae e gênero Varicellovirus. A partícula viral é envelopada apresentando um capsídeo redondo e de simetria icosaédrica com genoma de DNA fita-dupla linear de aproximadamente 138,39Kb (75% formado por bases GC). O herpesvírus pode estabelecer latência nos gânglios de nervos sensoriais podendo ser reativado quando submetido a fatores estressantes, levando à re-excreção de partículas infecciosas e perpetuação do vírus na população bovina. A transmissão do patógeno ocorre pelas secreções respiratórias, oculares e genitais de animais infectados que normalmente apresentam sinais respiratórios. O vírus pode estar presente no sêmen de touros infectados, levando a disseminação tanto por monta natural como pela inseminação artificial. O objetivo desse trabalho foi detectar a presença de BoHV-5 pela técnica de nestedPCR em touros de gado de corte mantidos a campo em diferentes estabelecimentos das mesorregiões Centro Ocidental e Sudoeste do Rio Grande do Sul. A amostragem total consistiu de 287 amostras de sêmen, coletadas durante o segundo semestre de 2011 de duas propriedades da região Centro Ocidental e treze da região Sudoeste. As análises foram realizadas em grupos de quatro (três pools) e cinco (55 pools) amostras de sêmen de diferentes touros. O procedimento de detecção molecular consistiu de extração de RNA pelo protocolo de sílica e posterior amplificação por nested-PCR de uma porção do gene da glicoproteina C do BoHV-5, que apresenta um fragmento externo de 575 pares de bases (bp) e interno de 236bp. Os resultados demonstraram que 57 pools apresentaram resultado negativo (ausência de amplificação) e apenas um pool apresentou resultado positivo (fragmento de 236bp). O pool positivo era constituído de amostras de sêmen de animais de uma mesma propriedade localizada na região Centro Ocidental. O BoHV-5 foi detectado em uma frequência de 6,7% da propriedades analisadas, não sendo encontrado em nenhuma das propriedades da região Sudoeste (Campanha). Esses resultados apontam uma baixa disseminação de BoHV-5 nas amostras estudadas e provavelmente nos rebanhos bovinos das regiões analisadas. Essa baixa frequência pode ser devido à população investigada, visto que não havia suspeita de infecção pelo herpesvírus, como lesões características e problemas reprodutivos. Novos estudos estão sendo realizados visando a determinação do número total de animais infectados nas amostras de sêmen.


Texto completo: Pôster