Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Avaliação in vitro da genotoxicidade de extrato de Baccharis trimera (Less.) D.C oriunda de região impactada pelo carvão (Candiota – RS)
Natália Decker, Juliana Da Silva, Ana Paula Simões Menezes, Alexandre De Barros Falcão Ferraz, Juliana Moyses Reyes, Bianca Regina Ribas Abreu

Última alteração: 24-10-2012

Resumo


Entre os recursos energéticos não renováveis, o carvão ocupa a primeira colocaçãoem abundância e perspectiva de vida útil, sendo em longo prazo a mais importantereserva energética mundial. A região de Candiota (RS) é uma das maiores produtoras de carvão do Brasil, e, além disto, possui a queima deste mineral para aprodução de energia (usina termelétrica). Os processos de extração e queima acarretam grandes impactos ambientais, entre eles a introdução de substâncias perigosas no ambiente, como os compostos inorgânicos. As espécies vegetais são conhecidas por absorver alguns desses elementos. A Baccharis trimera, conhecida popularmente como carqueja, é utilizada pela população em geral na forma de chá,para o tratamento de várias doenças. Este estudo teve por objetivo avaliar a genotoxicidade (Ensaio Cometa in vitro) induzida pela carqueja coletada durante oinverno na região de Candiota, além de quantificar os compostos inorgânicos presentes nas amostras (PIXE). A carqueja foi coletada em local próximo a uma usina termelétrica, na direção do vento predominante, e um local situado nomunicípio de Bagé (sem exposição ao carvão). As amostras foram secas, e extratos aquosos foram obtidos e liofilizados. Células de pulmão de hamster chinês (V79) foram expostas durante 3 horas a diferentes concentrações dos extratos. Controles negativo e positivo também foram utilizados. A partir de testes de viabilidade celular, cinco concentrações foram determinadas: (D1) 0,1 mg/mL; (D2) 0,2 mg/mL; (D3) 0,4mg/mL; (D4) 0, 8 mg/mL; e (D5) 1,6 mg/mL. As concentrações testadas da carqueja sem exposição ao carvão não demonstram capacidade de induzir aumentos dedanos ao DNA de forma significativa em relação ao controle. Diferenças entre as doses não foram observada. Quanto às células expostas aos extratos da carqueja oriunda de Candiota somente a dose de 0,8 mg/mL foi capaz de demonstrar diferença significativa em relação ao controle, inclusive apresentando uma tamanho de imagem maior que o da menor dose. Quanto ao PIXE, uma maior quantidade demetais foi observada na amostra de carqueja de Candiota. Neste estudo foiobservado aumento de danos ao DNA induzido pelas amostras de Baccharis trimera em células V79 relacionado com a exposição ao carvão.