Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Consumo de tabaco e álcool em uma amostra de pacientes submetidos ao cateterismo coronariano no Hospital Bruno Born de Lajeado: resultados preliminares.
Camile Wunsch, Fernanda Oliveira Diefenthaler, Liane Maria Reitel, Pricila Girardi, Geórgia Dexheimer, Kátia Gerhardt, Andressa Souza, Luciana Weidlich, Marcelo Arndt, Verônica Contini

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A doença arterial coronariana (DAC) é uma doença inflamatória crônica multifatorial e que apresenta múltiplos estágios de desenvolvimento, influenciados por uma combinação de fatores ambientais e genéticos. Compreende um grande espectro de diagnósticos clínicos, causados pela insuficiência de irrigação sanguínea no coração, e que representam uma causa importante de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Alguns fatores de risco para a DAC são conhecidos e comprovados na literatura, entre eles os não modificáveis, como idade, sexo e história familiar e, entre os modificáveis, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool, dentre outros. Alguns estudos têm demonstrado que o cigarro duplica o risco na DAC e 30% delas são atribuídas ao número de cigarros fumados. O álcool é uma substância tóxica que pode contribuir para ocorrência de diversas doenças, tais como hipertensão arterial, hipertrigliceridemia, diabetes não-insulino dependente, câncer, hepatopatia, encefalopatia, pancreatite, problemas psicossociais e comportamentais, os quais são também fatores de risco para a DAC. O objetivo deste estudo é apresentar os resultados parciais de uso de álcool e tabaco em uma amostra de pacientes submetidos ao cateterismo coronariano para avaliação da presença ou ausência de DAC. Esses resultados fazem parte de um projeto de pesquisa em andamento, cujo objetivo é a investigação de fatores de risco genéticos para a DAC. A amostra é composta por pacientes maiores de 18 anos atendidos no Hospital Bruno Born de Lajeado, RS. Todos os indivíduos incluídos no estudo assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados foram expressos em Média + Erro Padrão da Média, foi utilizado Teste t student e considerado significativo quando P<0,05. Até o momento, foram incluídos 128 pacientes, sendo 41,4% do sexo feminino e 58,6% do sexo masculino. A idade média para homens é de 62,28 anos (+ 1,07) e para mulheres é de 61,69 anos (+ 1,56). A escolaridade média para homens é de 5,57 anos (+ 0,44) e mulheres de 4,77 anos (+ 0,44). Nossos achados demonstram que 18,8% (13 mulheres e 11 homens) dos pacientes são fumantes e, quanto ao consumo de bebida alcoólica, 18,8% (6 mulheres e 18 homens) deles fazem uso de até duas vezes por semana. No entanto não observou-se diferença significativa quando comparamos esses parâmetros e sexo (P>0,05). A perspectiva deste estudo é aumentar o tamanho amostral, determinar quais pacientes apresentam DAC e realizar análises estatísticas para avaliar a influencia dessas variáveis (uso de álcool e tabaco) no desfecho de interesse (DAC).