Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TABLETS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Luiza Fernanda Martins Costa, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Tania Elisa Seibert, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


 

Este projeto de pesquisa está associado ao convênio firmado entre a Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha, com o grupo de Tecnologias Educacionais e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Apresenta-se aqui a ação de pesquisa Uso de tecnologias educacionais no currículo de Matemática, incluindo Tablets na Educação Básica. A pesquisa está fundamentada no método qualitativo, uma vez que os propósitos fundamentais são a compreensão, a explanação e a interpretação do fenômeno estudado. Foi desenvolvido o planejamento didático de aulas para o Ensino Básico com o uso de Tablets. O planejamento para o Ensino Fundamental foi com o uso de Tangrans, com as etapas: a) Formando figuras com o aplicativo Tangrans, com a montagem de figuras; b) Procurar no Youtube como montar um Tangran com uma folha de papel; c) História do Tangram; d) O Tangran e as frações; e)  Tangram no Geogebra; f) Tangram e áreas de figuras planas, com o cálculo da área das figuras montadas com o Tangran. O planejamento para o Ensino Médio foi com o uso do software Mathematics, para a temática Funções, com as etapas: atividades com a construção de gráficos com funções linear, quadrática, de várias funções e funções inversas;  análise de domínio e imagem dos gráficos construídos; estudo dos sinais das funções, determinando os intervalos crescente, decrescente e constante. Os resultados apontam que atividades com o uso de tablets são uma alternativa metodológica para a inserção das tecnologias na Educação Básica.


Texto completo: Pôster