Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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As crianças no Club Penguin
Cândida Rodrigues Oliveira, Karla Saraiva

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


O Club Penguin é um metaverso voltado para o público infantil, desenvolvido pela Disney, em que as crianças são representadas por avatares em forma de pinguim que interagem entre si e jogam diversos jogos. O presente trabalho tem como objetivo analisar como esse ambiente virtual de socialização (MMOSGs – Massively Multiplayer Social Game), tomado como uma pedagogia cultural, está governando o comportamento infantil. O material empírico é constituído por transcrições de grupos focais realizados em duas escolas e questionários respondidos por esses alunos. Participaram, ao todo, 31 alunos do 4º e 5º anos, com idades 8 e 10. A pesquisa foi realizada em uma escola privada do município de Canoas e em uma escola pública estadual da área central do município de Porto Alegre. A princípio a hipótese geral é que esse mundo virtual infantil foi desenvolvido orientado para a produção de sujeitos empresários de si, capazes de agir com autonomia, e de realizar de forma eficaz escolhas de consumo e com flexibilidade para adaptarem-se facilmente a novas situações. Segundo Saraiva (2009), o Club Penguin contribui na formação de um sujeito consumidor, mostrando para a criança a necessidade de agir para que seus desejos sempre sejam satisfeitos, pelos seus próprios meios. A partir da análise dos dados obtidos no trabalho de campo, foi possível verificar uma clara distinção entre as percepções das crianças da escola privada e da escola pública. Enquanto as crianças da escola privada enfatizaram principalmente a questão de fazer e conviver com amigos no ambiente virtual, as crianças da escola pública mencionaram como principal interesse o consumo de produtos para seus avatares. Nesse sentido, é possível concluir que os efeitos deste ambiente não são homogêneos, variando a partir dos diferentes atravessamentos culturais dos usuários. Enquanto o grupo da escola pública manifestou-se de maneira mais alinhada com as análises do artefato realizadas em trabalhos anteriores, as crianças da escola privada enfatizaram questões distintas daquelas levantadas nas análises anteriores.


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