Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO
Bruna Pittoli Amandio, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Marlise Geller

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


A presente pesquisa está em seu primeiro ano de desenvolvimento e é realizada junto aos professores polivalentes e alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, em 13 escolas públicas do município de São Leopoldo/RS. Investiga-se a formação continuada dos professores destas séries com foco na Matemática, implementando uma formação em serviço, de forma presencial e à distância, objetivando o processo de aprendizagem matemática dos alunos, buscando a criação de grupos colaborativos de formação. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo com enfoque na formação em serviço de professores e na aprendizagem matemática dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, cujo desempenho será avaliado pelos resultados na Prova Brasil de Matemática. Para este trabalho, trazemos a descrição das ações realizadas no primeiro ano da pesquisa, quando iniciou-se a implementação de uma formação em serviço, de forma presencial, através da criação de três grupos colaborativos de investigação. O primeiro grupo corresponde aos pesquisadores da Universidade. O segundo grupo é composto por pesquisadores da Universidade e por cinco professores pesquisadores multiplicadores atuantes nas escolas públicas. O terceiro grupo está articulado em cinco subgrupos composto pelos professores multiplicadores e os professores regentes das turmas de 4º e 5º ano das 13 escolas públicas. Neste primeiro ano de realização da pesquisa, os cinco professores pesquisadores multiplicadores estão procurando desenvolver com os professores regentes uma postura semelhante àquela vivenciada na formação com os pesquisadores da Universidade. Os professores multiplicadores evidenciam, junto aos seus pares nas escolas, incorporar novas aprendizagens a partir de um processo reflexivo de construção e reconstrução dos conhecimentos matemáticos, demonstrando atitudes mais seguras frente aos conteúdos matemáticos do 4º e 5º ano.