Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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O ENSINO POR MEIO DE OFICINAS
Bibiana Munhoz Roos

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


A pesquisa “O currículo em espaços escolarizados e não escolarizados no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar” é vinculada ao Mestrado em Ensino/Univates e ao sub-projeto “Espaços e movimentos do currículo: entre o escolar/não escolar e o escolarizado/não escolarizado”,  aprovado pelo Edital Universal MCTI/CNPq 14/2013, que integram o Grupo de pesquisa “Currículo, espaço, movimento” (CEM), cadastrado no Diretório de pesquisa do CNPq. O presente estudo é o resultado parcial das atividades de bolsista realizadas junto ao projeto de pesquisa, que busca investigar os espaços escolares e não escolares assim como os movimentos escolarizados e não escolarizados a partir de um olhar pós-nietzschiano da diferença, como propõem Gilles Deleuze, Roland Barthes e Michel Foucault. O campo empírico da pesquisa é composto por dois espaços escolares, uma escola na Colômbia e outra no Brasil e por dois espaços não escolares, uma ONG localizada na cidade de Lajeado/RS/Brasil e uma Fundação de Arte em Porto Alegre/RS/Brasil. Esta escrita tem o objetivo de abordar os estudos realizados a partir de um dos espaços não escolares investigados pela pesquisa - uma ONG, existente no período de 2003 a 2013, em um bairro periférico de Lajeado. Por meio de análise documental, entrevistas realizadas e transcritas e aproximações com as teorizações de Michel Foucault, buscou-se analisar as especificidades do espaço, cuja atuação se dava por meio de oficinas. As oficinas configuravam-se como um espaço de experimentação e criação, um espaço de encontros com a arte, literatura, música, dança, esporte e lazer. Segundo Corrêa e Preve (2011), uma oficina se coloca como um novo território, que propõe outra relação com o conhecimento e os saberes, com o tempo e o espaço e que acaba se distanciando do âmbito escolar. Dessa forma, a ONG buscava diferentes relações entre o ensino e os sujeitos envolvidos, diferenciando-se de uma lógica escolarizante. O trabalho desempenhado pela bolsista implica na aproximação ao referencial teórico da pesquisa, assim como aos espaços investigados, por meio de leituras e da análise de documentos já coletados. O trabalho envolve ainda, a realização e transcrição de entrevistas, elaboração de artigos e resumos, cumprimento de tarefas administrativas e fichamento de livros. Este estudo encontra-se em fase inicial. Contudo, ao investigar a proposta de oficinas, a partir do trabalho realizado nessa ONG, espera-se encontrar uma outra possibilidade de relação de ensino que se diferencie dos movimentos escolarizados. É tênue a linha que divide os movimentos escolarizados dos movimentos não escolarizados, o que faz com que tais movimentos se cruzem de forma constante. Apesar da Ong realizar práticas de oficinas com um intuito de distanciar-se dos movimentos de escolarização é possível perceber que a mesma acaba sendo capturada por práticas escolarizadas que se aproximam do modelo da escola.


Texto completo: Pôster