Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
O ENSINO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MONITORIA: UMA NOVA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Juliana Flores, Lauren Heineck de Souza, Miriam Ines Marchi, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio Del Pino

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


Este trabalho faz parte do projeto Atividades de Monitoria para o Ensino de Ciências no nível fundamental e médio fomentado pela FAPERGS e CAPES inserido na pesquisa Institucional “Tendências no Ensino” e vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e ao Mestrado Acadêmico em Ensino do Centro Universitário Univates. Participam duas escolas Públicas do Vale do Taquari. Uma Estadual de Ensino Médio com estrutura curricular organizada no ensino politécnico (Escola 1) o qual constitui-se com os eixos na Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho, na perspectiva de promover a inserção a por social. A outra é Municipal de Ensino Fundamental localizada na zona rural, organizada em ciclos de formação (Escola 2) o que contempla a formação integral do ser humano. As atividades de monitoria são desenvolvidas com três estudantes e uma professora de cada escola que participam do planejamento e aplicações. O projeto tem como objetivo identificar aprendizagens significativas, nas análises conceituais das produções do conhecimento, geradas nas aulas de ciências e química em situações não formais de ensino. Trata-se de um estudo qualitativo utilizando-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados: diário de campo das professoras, relatórios e resumos com análise reflexiva das atividades, fotos, filmagens de aulas. Além disso, quinzenalmente as professoras, bolsistas de iniciação científica e demais pesquisadores também se reúnem para planejar e discutir as práticas de monitoria. Com os dados coletados, far-se-á uso da análise textual discursiva para organização e discussão destes resultados. Até o momento, foram realizadas atividades que envolveram a participação dos estudantes, professores e funcionários das escolas. Na Escola 1 foram desenvolvidos experimentos da área da física, envolvendo duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, por meio de uma oficina com montagem de circuitos elétricos, com discussões posteriores sobre os conceitos da eletrodinâmica para facilitar a aprendizagem dos participantes. Na Escola 2, as atividades realizadas foram na área das ciências do ensino fundamental com o tema meio ambiente, focando em uma pesquisa sobre o lixo produzido na escola, sua destinação e seus prejuízos à natureza. Frente a isso, os monitores por meio de reciclagem, confeccionaram lixeiras coloridas, e um jogo educativo para as séries iniciais, além de sugerir aos demais participantes da escola uma proposta de conscientização em que discutiram conceitos e incentivaram a separação do lixo. Percebe-se o empenho dos monitores na realização das atividades citadas acima bem como sua adesão ao projeto. Mostraram suas competências no planejamento, apresentação e discussão das atividades. Os participantes relatam ter expandido seu conhecimento em relação a seu aprendizado durante sua participação no projeto sendo um dos principais motivadores para continuarem as atividades propostas em desenvolvimento.