Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Obtenção de ésteres graxos derivados das gorduras de palmiste e babaçu e avaliação de suas propriedades para uso como combustível de aviação
Gabriel Ferreira de Mattos, João Vitor Braun, Luiz Antonio Mazzini Fontoura, Vinicius Oliveira B. dos Santos

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


O biodiesel é constituído de ésteres graxos obtidos por transesterificação de triglicerídeos ou esterificação de ácidos graxos e tem sido utilizado como substituto renovável ao diesel. No Brasil, a maior parte dele é produzida a partir de óleo de soja e sebo bovino. Entre outras vantagens, não contém compostos de enxofre e possui maiores lubricidade e número de cetano. O querosene é uma fração do petróleo intermediária à gasolina e ao diesel, sendo constituído por hidrocarbonetos com cadeias de 9 à 16 carbonos,  e é utilizado como combustível para aviões a jato. As gorduras de palmiste (GP) e babaçu (GB) são compostas na maior parte por grupos acila de 12 e 14 carbonos. A obtenção de ésteres graxos derivados destas gorduras pode levar a um combustível com propriedades, portanto, semelhantes às do querosene. Neste trabalho, GP e GB foram submetidas à transesterificação metílica em dois estágios, empregando catálise alcalina seguida de ácida. Os produtos foram caracterizados pelos seguintes ensaios: pureza e composição (EN 14103), corrosividade ao cobre (ASTM D130), estabilidade térmica (ASTM D3241), índice de separação de água (ASTM D3948), índice de acidez (ASTM D3242) e destilação (ASTM D86). Os teores de ésteres em ambos os casos foram estimados em 102 ± 2 %. A acidez, expressa como mg de KOH por g de amostra foi inferior a 0,015, limite máximo admitido pela legislação, o que indica que o método de purificação foi eficiente. As curvas de destilação foram observadas nos intervalos de 145,8 e 338,3 oC para o derivado da gordura do palmiste e de 156,0 e 335,9 para o de babaçu. Os resultados são ligeiramente superiores aos de referência. Comparando os ésteres graxos com os alcanos que constituem o querosene, este fato pode ser atribuído às forças intermoleculares dipolo-dipolo presentes em razão do grupo metoxicarbonil. Com relação à estabilidade, dois testes foram realizados, corrosividade ao cobre e estabilidade térmica. Nestes casos, as especificações foram atendidas. O índice de separação de água, por fim, tem por objetivo verificar se existe a presença de surfactantes ou outras substâncias que facilitem a absorção e dissolução de umidade, que, se presentes, podem ocasionar a corrosão do motor e dificuldades de combustão. O menor valor permitido é de 85 e os observados foram de 99. Quanto à composição, os ésteres graxos derivados da GP apresentam 77 % das cadeias saturadas e 69 % com 14 carbonos ou menores. Na GB, as cadeias saturadas representam 88 % e as de até 14 carbonos, 78 %. As misturas de ésteres graxos derivadas de GP e GB atendem à resolução 37 de 2009 da ANP que especifica o combustível comercial de aviação nos seguintes parâmetros: acidez, aspecto, cor, corrosividade ao cobre, estabilidade térmica e índice de separação de água. Por outro lado, os combustíveis não seriam aprovados na curva de destilação. A utilização de blendas com querosene fóssil, entretanto, pode vir a ser uma possível solução para o problema.