Portal de Eventos da ULBRA., XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES GENOTÓXICAS E MUTAGÊNICAS DE GARCINIELLIPTONA FC, UM PRODUTO ISOLADO DE PLATONIA INSIGNIS MART.
Fernanda Brião Menezes Boaretto, Déborah Goulart Silveira, Graciela da Costa Gonçalves, Lismare da Silva Prado, Jaqueline Nascimento Picada

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


Garcinielliptona FC (GFC) é uma benzofenona poliprenilada inédita no gênero Platonia, isolada do extrato hexânico das sementes da Platonia insignis. A garcineolleptona apresentou resultados satisfatórios como antioxidante (teste in vitro e in vivo), anticonvulsivante (modelo animal), leishimanicida, antitumoral (cultura celular) e vasorelaxante (modelo animal). Mas sua citotoxicidade e genotoxicidade ainda é questionável, pois os estudos ate agora apresentados não analisaram profundamente a segurança do uso da GFC, não tendo assim um perfil toxicológico bem definido, como se é exigido para o desenvolvimento de um novo ativo farmacológico. Com isso o objetivo deste estudo é avaliar as atividades genotóxicas e mutagênicas do isolado GFC extraido da planta Platonia insignis. Para avaliar a atividade genotóxica foi utilizado o teste cometa após tratamento subcrônico em camundongos. A atividade mutagênica foi avaliada pelo teste de micronúcleos em medula óssea dos mesmo animais e pelo teste Salmonella/microssoma (teste de Ames). Os resultados encontrados foram que GFC não induziu danos ao DNA em sangue e córtex cerebral, mas em fígado houve um aumento significativo nos valores de ID e FD na dose 20 mg/kg, indicando hepatotoxicidade. Contudo GFC não aumentou a fequência de micronúcleos em eritrócitos policromáticos e não foi capaz de aumentar o número de colônias revertentes nas linhagens de Salmonella typhimurium TA98, TA97a, TA100, TA102 e TA1535, na ausência e na presença de ativação metabólica. Os resultados sugerem que GFC não apresenta atividade mutagênica, mas possui potencial genotóxico em tecidos específicos.


Palavras-chave


Produto natural. Toxicidade. Genotoxicidade.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido