Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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NEUROCIÊNCIA NA ESCOLA: INTERVENÇÕES PRECOCES EM SISTEMAS COGNITIVOS E EMOCIONAIS EM PRÉ-ESCOLARES
Cristina Turella Rauber, Natalia Magnus Baronio, Cármen Marilei Gomes

Última alteração: 29-08-2016

Resumo


Este projeto busca estimular habilidades cognitivas e as capacidades de autorregulação como importantes ferramentas de controle emocional e fontes de aprendizagem, durante um período crítico do desenvolvimento do sistema nervoso. Sabe-se que nesta fase, diferentes regiões neurais estão em ampla formação de conexões sinápticas. Assim, estimulações realizadas nesta fase e que respeitem as etapas do desenvolvimento neurológico de cada criança, tornam-se abordagens apropriadas para propiciar um desenvolvimento cognitivo e emocional adequado. A estimulação de tais habilidades, capacitarão os indivíduos a um maior sucesso também em suas atividades cotidianas, além do espaço escolar. O objetivo do projeto é promover intervenções precoces para o desenvolvimento cognitivo e emocional em crianças que frequentam a educação infantil. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Serão utilizados quatro instrumentos aplicados individualmente nas dependências da escola para avaliação de aspectos das funções executivas em crianças: a Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC) que avaliará quem pode participar do estudo, o Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), o Teste de Trilhas para Pré-escolares (TT-PE) e o Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX). Os instrumentos EMMC, TAC e TT-PE já foram aplicados. Foram consideradas aptas a participarem do estudo 25 crianças. Atualmente têm sido realizadas as atividades de estimulação das funções executivas e de autorregulação com o uso do PIAFEX. Essas atividades ocorrerão todos os dias letivos, por três meses, no final desse período, o TAC e o TT-PE serão aplicados novamente. Quanto aos resultados, no TAC participaram 16 crianças. Destas, uma (6,25%) apresentou desempenho muito baixo; duas (12,5%) desempenho baixo; oito (50%) desempenho médio; quatro (25%) desempenho alto e uma (6,25%) desempenho muito alto. As tarefas desse instrumento mostraram-se adequadas para crianças com idade a partir dos cinco anos. No entanto, o rapport precisou ser adaptado para que fosse de compreensão dos testandos. Participaram do TT-PE 12 crianças, o teste é composto por duas partes, parte A e parte B. Os resultados obtidos são os seguintes: Parte A 11 crianças (91,66%) da amostra obtiveram classificação média e uma (8,33%) teve classificação baixa. Na parte B, uma criança (8,33%) teve classificação muito baixa, duas crianças (16,66%) classificação baixa, oito crianças (66,66%) classificação média e uma criança (8,33%) classificação alta. Essa classificação é realizada a partir das sequências realizadas pela criança e tempo de execução. Os resultados dessas avaliações mostram que as crianças tem, de modo geral, um desempenho médio nos testes, a expectativa dos pesquisadores é que ao final do estudo, as crianças apresentem melhor desempenho, mostrando a eficácia de intervenções precoces no que concerne ao estímulo das habilidades cognitivas e de autorregulação.


Palavras-chave


Intervenções precoces; pré-escolares; neuroeducação; funções executivas.

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