Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO DE BIOMARCADORES FUNCIONAIS EM CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS MURINAS MANTIDAS IN VITROEM DIFERENTES PASSAGENS
Rafael Oliveira de Moraes

Última alteração: 26-09-2016

Resumo


Célula-tronco é definida como um tipo celular que tem a capacidade única de diferenciação em outros tipos celulares e autorrenovação por períodos indefinidos. Isso remete ao fato de que elas podem ser expandidas in vitro e dados os sinais corretos de indução, uma célula multipotente pode se diferenciar em vários tipos celulares.
Existem as células-tronco embrionárias (embryonic stem cell - ESC) que podem ser isoladas a partir da massa interna do embrião durante o período de blastocisto. Além da pluripotencialidade, que é uma das principais características desse tipo celular, as ESC podem formar corpos embrioides, agregados celulares que contêm as três camadas germinativas embrionárias enquanto em cultura, e podem formar teratomas in vivo.
As células-tronco multipotentes existem nos tecidos adultos. Essas células foram primeiramente isoladas de medula óssea adulta e então foram identificadas em vários outros tecidos adultos. Dada sua importância médica, a identificação de células-tronco adultas tem evocado grande entusiasmo, porém elas estão presentes em baixas proporções nos tecidos adultos.
A capacidade de isolar células-tronco de tecidos adultos foi primeiramente demonstrada em estudos no final da década de 1960, quando células estromais osteogênicas foram identificadas na medula óssea. Estudos subsequentes demonstraram que essas células aderentes possuem capacidade de autorrenovação e são capazes de formar células mesenquimais, tais como adipócitos, osteoblastos, condroblastos e miócitos. Baseados nessas propriedades, essas células são conhecidas como células-tronco mesenquimais (mesenchymal stem cell – MSC). As MSC podem ser cultivadas in vitro por longos períodos e cultivo celular prolongado pode induzir alterações indesejadas no potencial de reparo das células-tronco. Apesar de conhecimentos já adquiridos até o momento, ainda é necessário explorar mais os aspectos das células-tronco mesenquimais mantidas em cultura por longos períodos. O presente trabalho visa comparar características de células-tronco mesenquimais de ratos entre passagens iniciais e avançadas, tanto para células derivadas de tecido adiposo (ASC) como para células derivadas de medula óssea (BMSC).

Palavras-chave


Células-Tronco

Texto completo: PÔSTER