Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Maura Schuster, Daison Neutzling, Nediana Rodrigues, Quelem Porto

Última alteração: 05-09-2016

Resumo


Este trabalho destaca a importância da atuação do PIBID, cujo foco é valorizar a docência incentivando os estudantes. O Curso de Pedagogia da Ulbra tem se empenhado na busca de proporcionar uma experiência significativa, propiciando embasamento teórico e prático para as vivências que permeiam o ingresso docente no âmbito escolar.  Sabe-se que dificuldades também farão parte do cotidiano. Neste universo de pensamentos e valores é possível desenvolver um olhar singular para uma prática voltada à sensibilização, conhecimento, empatia e socialização. O PIBID fomenta uma prática diferencial na formação docente. O licenciado tem a oportunidade de reconhecer suas habilidades junto aos alunos, bem como refletir suas experiências, desenvolvendo uma postura mediadora e comprometida na formação como educador pesquisador, com vista a: favorecer formas criativas de aprendizado; apresentando estratégias de ensino que contribuem na formação do aluno; proporcionar diferentes formas de ensino através da ludicidade, desenvolvendo suas capacidades intelectuais; contribuir junto aos professores titulares na formação da ética e cidadania; conhecer a realidade dos discentes aprendendo a mediar e resolver conflitos diários; desenvolver uma prática docente atenta aos conhecimentos prévios dos alunos, às metodologias aplicadas pela instituição e ao meio em que estão inseridos. O projeto desenvolve as seguintes ações: composição da equipe PIBID; caracterização das Instituições de Ensino; planejamento colaborativo: definição das ações envolvendo a comunidade escolar em diversas abordagens lúdicas. Abordagem de diversos temas promovendo a socialização, o trabalho em equipe, o respeito a si próprio e ao outro, a valorização das opiniões, o desenvolvimento dos sentidos, a imaginação, as capacidades intrínsecas e questionamentos. Execução e acompanhamento do planejamento: momento em que são colocados em prática pressupostos da formação, período de sondagem nas escolas, encontros PIBID. Os bolsistas, mediante orientação, avaliam o processo de trabalho. São incentivados a elaborar memoriais das práticas, e assim, refletir a tarefa educativa a partir da vivência, estudos teóricos, compartilhando-as. Os estudos realizados, articulados ao plano pedagógico das escolas, estão possibilitando aos bolsistas e estudantes de Pedagogia diagnosticar a situação atual das turmas, dimensionar prática pedagógica e processos de melhorias. Buscamos, desta forma, suprir dificuldades, trazendo uma prática com base na construção do saber, considerando os conhecimentos prévios dos alunos, as metodologias aplicadas pela instituição e o meio em que estão inseridos. Os trabalhos desenvolvidos nos proporcionam constante avaliação da ação pedagógica. Concluímos, pois, que o contato com o meio escolar durante a formação é de suma importância, unindo assim, conhecimento teórico e prática, capacitando e estimulando os novos docentes no ato de ensinar.


Palavras-chave


Ensino Superior, Pibid, Docência, Qualidade, Desafios

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