Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA - 2016
Miria Elisabete Bairros

Última alteração: 06-09-2016

Resumo


A presença dos acadêmicos de Enfermagem na Unidade de Estratégia da Família possibilita inovações e atualizações para a equipe, auxiliando também em menor sobrecarga de serviço para os profissionais. Na maioria das vezes o acadêmico é visto pelo usuário como um método eficaz de maior agilidade e acolhimento. Uma das atividades desenvolvidas durante o período de estágio I  é a campanha de vacinação contra a influenza.

A influenza é uma doença infecciosa de origem viral que acomete o trato respiratório, capaz de gerar complicações sistêmicas graves e óbitos. Sua transmissão ocorre através de contato e gotícula por isso possui uma grande tendência a disseminação, podendo causar pandemias. Estima-se que, anualmente, cerca de 10% da população mundial apresenta um episódio de influenza.

A vacinação contra a influenza é a medida mais efetiva para a prevenção da forma grave da doença e suas complicações, reduzindo a morbi-mortalidade relacionada a Influenza. A política publica de vacinação contra a influenza no Brasil, iniciou em 1999 e desde então as campanhas de vacinação são consideradas altamente bem sucedidas, tendo em vista a adesão das populações-alvo à iniciativa. Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Os grupos prioritários na campanha de vacinação contra influenza no Brasil em 2016 são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças cronicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais. A meta de vacinação é de pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários.

Este estudo tem como objetivo demostrar a importância da presença do acadêmico de Enfermagem na Campanha de Vacinação Contra a Influenza na Unidade de Estratégia de Saúde da Família União. Método: Trata-se de um relato de experiência, no período de abril à junho de 2016. Os dados utilizados foram obtidos através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, que tem o objetivo fundamental de possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado.

Resultados: Deste relatório, quando comparada com a cobertura vacinal do município, observa-se os seguintes resultados: Cobertura vacinal do município: 67.230, da Unidade União: 6.422, representando 9,5 % do total de vacinados no município dos grupos prioritários. Dentre os vacinados na Unidade cerca de 10% são pacientes acamados, a estratégia utilizada para vacinação destes pacientes foi através da visita domiciliar realizada predominantemente por acadêmicos de enfermagem durante o estágio curricular em conjunto com as equipes de estratégia e saúde da família. Outro fator importante foi a implantação da nova caderneta do idoso, na chegada do idoso na unidade era encaminhado para preenchimento da caderneta do idoso e depois conduzido para vacinação. As acadêmicas prestavam orientação aos usuários em relação aos efeitos adversos e fatores que contra indicavam a vacinação.

Considerações finais: Evidencia-se que a presença do acadêmico de enfermagem contribui para uma maior cobertura vacinal, um acolhimento humanizado e ampliação da possibilidade de vacinação no domicilio, que  ficaria atribulado, considerando que cada equipe é formado por um enfermeiro e um técnico de enfermagem,um médico e agentes comunitários de saúde.

Descritores: Acadêmicos Enfermagem; Vacinação; Influenza.

 


Palavras-chave


Academicos Enfermagem;Vacinação;Influenza

Texto completo: PÔSTER