Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
OFICINA DE LINGUAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA ULBRA
Juliane Ferreira da Silveira, Carolina Vanelli Manfio, Lara Borges Cardoso, Cristina Carvalho de Castilhos, Bárbara Kniest, Eloísa do Monte Merlini, Clarissa CColiselli Laux, Priscila Angélica Rodrigues dos Santos, Fernanda Garcia Fernandes, Lucinéia Viana Padilha, Mirele Gnoatto de Abreu, Viviane Medeiros Pasqualeto, Tatiane Garcia

Última alteração: 26-10-2016

Resumo


Introdução: Muitos estudos e pesquisas são dedicados à linguagem, seu processo de aquisição, suas características, sua relação com os aspectos cognitivos e de aprendizagem, além das possíveis alterações ao longo de todo ciclo vital. Na Fonoaudiologia, além do desenvolvimento e de alterações, busca-se aprofundar em formas de avaliação, de estimulação e de reabilitação de linguagem oral e escrita. Nessa perspectiva, os acadêmicos do Curso de Fonoaudiologia e a professora da disciplina de linguagem organizaram uma oficina de linguagem. Objetivos: aprofundar estudos na área de linguagem e de intervenção fonoaudiológica, além de elaborar materiais terapêuticos Método: Encontros semanais e presenciais na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da ULBRA, com elaboração de atividades e materiais terapêuticos de acordo com a temática da semana, previamente estudada e revisada. Resultados: Os alunos e a professora aprofundaram várias áreas da linguagem e da intervenção fonoaudiológica, com elaboração de vários materiais terapêuticos compartilhados com os estágios de Distúrbio da Comunicação Humana. Entre as atividades elaboradas podemos citar jogos para estimulação semântica e psicomotora; matérias para jogo simbólico; jogos de categorização semântica; atividade para automatização de fonemas, etc. Conclusão: possibilitar o encontro da teoria e da prática auxilia o interesse e o entendimento do acadêmico, aumentando seu olhar clínico e sua criatividade no processos de avaliação e de (re)habilitação da linguagem oral e escrita.

Texto completo: PÔSTER