Portal de Eventos da ULBRA., XXV Salão de Iniciação Científica

Tamanho da fonte: 
Atuação da Fisioterapia na sindrome de Down
Aline Marques Ferreira, Rozélia Ramos Santana, Thais Ribeiro, Elenir Valencuela Galvão

Última alteração: 03-10-2018

Resumo


Introdução - A Síndrome de Down é caracterizada como uma condição genética, que leva seu portador a apresentar uma série de características físicas e mentais específicas. Esta síndrome é considerada uma das mais freqüentes anomalias dos cromossomos autossômicos e representa a mais antiga causa de retardo mental (GONÇALVES, 2003, p.01). O diagnóstico geralmente é realizado pelos achados fenotípicos, ou melhor, pela aparência facial.

Objetivos – O presente estudo tem como objetivo comprovar a importância do tratamento fisioterapêutico, no processo de desenvolvimento da criança com Síndrome de Down em todos os seus aspectos e em conjunto com uma equipe multidisciplinar atuando nas crianças com essa síndrome.

Metodologia - A forma de realização do presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sendo realizada uma pesquisa documental para obter as informações necessárias. Foram utilizados materiais escritos que serviram como fonte de informação para a pesquisa científica. Para tanto, foram utilizado, como consulta, livros e a base de dados do sistema SCIELO.

Resultados - A criança portadora de Síndrome de Down se desenvolve com retardo ao padrão da normalidade, no entanto a criança pode chegar a progressos consideráveis com boa estimulação do meio facilitados por profissionais capacitados e, sobretudo, pela família no qual ele convive.

Conclusão – Pode se concluir que o progresso da criança Down depende muito da dedicação do fisioterapeuta e da familia. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi descrever a importância do tratamento fisioterapêutico, detectando a possibilidade do profissional fisioterapeuta auxiliar no processo de desenvolvimento da criança com Síndrome de Down.

Referencias - Fisioterapia Em Crianças Com Síndrome De Down. Disponível em: http://www.cacaubrazil.hpg.ig.com.br Acesso 19 junho 2018.

Fundação Síndrome De Down. Disponível em: http://www.aleph.com.br/cdi Acesso 19 junho 2018.

GONÇALVES, C.S; MANCINI, C.M.S: CARVALHO, P; MARTINS MS. Comparação do Desempenho Funcional de Crianças portadoras de síndrome de Down e crianças com desenvolvimento normal aos 2 e 5 anos de idade. Arq Neuropsiq 2003; 61 (2): 409-15. www.scielo.com.br Acesso 20 junho 2018.


Texto completo: PDF