Portal de Eventos da ULBRA., XXV Salão de Iniciação Científica

Tamanho da fonte: 
Benefícios do Pilates na Lombalgia Crônica
Thais Ribeiro, Erica Partelli, Jose Sperandio, Lucas Malagolini Costa, Thaisa Thaddeu, Leonardo Silva

Última alteração: 03-10-2018

Resumo


BENEFÍCIOS DO PILATES NA LOMBALGIA CRÔNICA

Erica Rigotti Partelli[1]

Jose Paulo Ferreira Sperandio[2]

Lucas Malagolini Costa[3]

Thaisa Santana Thaddeu[4]

Thais Ribeiro[5]

Leonardo Figueiredo Silva[6]

Palavras-chave: Fisioterapia, Pilates, Lombalgia, Benefícios.

INTRODUÇÃO:

Pilates é um método que objetiva integrar corpo e mente, melhorando o condicionamento físico, flexibilidade, força, equilíbrio e consciência corporal. A lombalgia é um dos mais comuns problemas da sociedade moderna, provocando limitações físicas e incapacidades.

METODOLOGIA:

É uma pesquisa bibliográfica realizada nos periódicos Scielo, Lilacs e Revista Fisioterapia em Movimento entre os anos 2004 a 2012, utilizando os seguintes descritores: Pilates, Lombalgia, Fisioterapia, Benefícios.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Em um estudo realizado por CONCEIÇÃO (2012), 7 pacientes, sexo feminino, com idade entre 18 e 50 anos, com diagnóstico de lombalgia crônica. Houve melhora da dor e qualidade de vida.

Outra pesquisa, de KOLYNIAK e CAVALCANTI (2004), o método Pilates é eficiente no fortalecimento dos músculos extensores e flexores de tronco, devido a pesquisa realizada com 20 pessoas em 25 sessões durante 12 semanas em que resultou em aumento da função dessa musculatura, atenuando o desequilíbrio.

Apud VASCONCELLOS e SILVA (2014) investigaram o efeito do Pilates na dor ao deambular, provocada pela lombalgia crônica. Após 15 sessões verificou-se mudanças no aspecto da marcha e redução satisfatória desses distúrbios.

Apud SILVA e MANNRICH (2009) estudaram os efeitos do Pilates na lombalgia em dois grupos, um realizava exercícios do método Pilates e o outro, exercícios convencionais. Após o tratamento, verificou-se uma maior diminuição da intensidade de dor no grupo com Pilates, levando os autores a concluir que os exercícios baseados no Pilates são mais eficazes que os usualmente utilizados no tratamento da lombalgia, segundo o artigo.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que o Pilates pode ser uma ferramenta eficaz para o fisioterapeuta no tratamento da lombalgia crônica, pois é um método que apresenta poucas contraindicações, além de poder ser adaptado para vários públicos, como gestantes e idosos.

BIBLIOGRAFIA

CONCEIÇÃO, Josilene Souza. Eficácia do método Pilates no solo em pacientes com lombalgia crônica. Relato de casos. 2012. UDESC - CEFID, Santa Catarina, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rdor/v13n4/15.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2018.

KOLYNIAK, Inélia Ester Garcia Garcia; CAVALCANTI, Sonia Maria de Barros. Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates. 2004. Centro Universitário UniFMU, São Paulo, 2004. 10. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a05v10n6.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2018

SILVA, Anne Caroline Luz Grudtner da; MANNRICH, Giuliano. PILATES NA REABILITAÇÃO: uma revisão sistemática. 2009. Estácio de Sá, Florianópolis, SC, 2009. 22. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/view/19479/18823>. Acesso em: 05 ago. 2018.


[1]Acadêmica do 8° período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-CEULJI/ULBRA; E-mail: rigotti.partelli3@gmail.com .

[2]Acadêmico do 8° período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-CEULJI/ULBRA; E-mail: sperandio.paulo1991@gmail.com .

[3]Acadêmico do 10° período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-CEULJI/ULBRA; E-mail: malagolini_123@hotmail.com

[4]Acadêmica do 10° período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-CEULJI/ULBRA; E-mail: thaisa.santana2007@hotmail.com.

[5]Acadêmica do 7º período do curso de fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-CEULJI/ULBRA; E-mail: thais.ulbrajipa@gmail.com.

[6] Orientador, Professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-CEULJI/ULBRA: E-mail: leonardofigueiredo2@gmail.com.


Texto completo: PDF