Portal de Eventos da ULBRA., III Salão de Iniciação Científica Jr

Tamanho da fonte: 
MÍDIAS DE ÁUDIO E VÍDEO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS ESCOLARES
Andrea Moraes, Renata Rodrigues dos Santos, Magda Lira Silveira, Keitiane Ribeiro Andrade

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


Esta pesquisa realizada na escola buscou investigar como práticas pedagógicas poderiam ser interdisciplinares, promovendo melhorias no ensino e na aprendizagem, utilizando o ambiente FACEBOOK e seus letramentos multissemióticos e o uso pedagógico das mídias de áudio e vídeo, para que os alunos possam protagonizar a pesquisa, reflexão e produção dos conteúdos escolares. Os resultados preliminares indicaram acentuadas melhorias nos resultados da aprendizagem, através da melhoria na avaliação dos alunos. Para isto, foram escolhidas três turmas do segundo ano do ensino médio da escola EEEM Bernardo Vieira de Melo, da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. Os alunos foram dispostos em grupos de quatro a cinco participantes. Foram criados três eixos temáticos: contos de fada, terror e mitologias antigas. Cada grupo se responsabilizou em pesquisar temas dos eixos. A pesquisa utilizou o ambiente do FACEBOOK com a criação de um grupo de estudos para esta pesquisa. Assim, os alunos publicavam as etapas da pesquisa, utilizando os seis letramentos multissemióticos: leitura, escrita, figuras, fotos, áudios e vídeos, e postando diariamente em forma de post no FACEBOOK. Os alunos produziram áudios das entrevistas e pesquisas realizadas. A pesquisa considera que a metodologia utilizada proporcionou melhoria na motivação dos alunos para os estudos, incentivando a pesquisa, a reflexão, a interação e colaboração entre os alunos, a produção de conteúdo programático pelos alunos, a visualização constante das etapas da pesquisa, expondo diferentes aspectos do indivíduo, oportunizando diversos aspectos psicossociais possibilitando autocrítica de suas participações e, melhorando características de comportamento geral em sala de aula.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Mídias sociais. Áudio e vídeo.

Texto completo: Pôster