Portal de Eventos da ULBRA., III Salão de Iniciação Científica Jr

Tamanho da fonte: 
LUZ, CÂMERA, AÇÃO: ESTUDANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DO CINEMA!
Alissom Queiroz Nascimento

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


Ao longo dos tempos o cinema se apresentou como uma potencial e importante ferramenta de crítica social, formação de opinião, análise e estudo da História da humanidade. Tendo em vista essa questão este projeto buscou pesquisar, analisar, caracterizar o papel e a importância do cinema e de seus filmes produzidos para estudar e entender a História de nossa humanidade, visando assim compreender fatos e contextos históricos através do potencial cinematográfico. São objetivos gerais deste trabalho desenvolver nos alunos postura participativa e crítica sobre a importância do cinema para a sociedade; adquirir compreensão da divisão da História da humanidade em cinco grandes etapas; desenvolver nos alunos um posicionamento de análise e avaliação dos filmes para relacioná-los com os estudos e contextos históricos abordados em aula. Considerou-se objetivos específicos: entender como a luz é importante para o cinema; valorizar a “sétima arte” como uma ferramenta complementar e auxiliar no estudo de História; conscientizar- se o aluno da importância da contextualização dos estudos históricos sobre sua sociedade; elencar filmes altamente necessários para o estudo e entendimento de cada período da História da humanidade. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de atividades multidisciplinares que visem o desenvolvimento de uma consciência histórica e cinematográfica nos alunos e em toda a comunidade escolar. Produção de trabalhos, conceitos e explicações que estimulem o uso do cinema para o trabalho dos fatos históricos.


Palavras-chave


Cinema. História. Pesquisa.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido