Portal de Eventos da ULBRA., IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

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Acelera App
Maria Ribeiro da Silva, Juliana Ribeiro De Vargas

Última alteração: 19-11-2021

Resumo


A evasão escolar é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola o que fica caracterizado como abandono escolar, e historicamente  é um dos tópicos que faz parte dos debates e análises sobre educação pública, uma a cada 4 crianças que não concluíram o ensino médio tendem a deixar as salas de aulas por inúmeros fatores.O analfabetismo, a reprovação, abandono e distorção idade- série são os efeitos que a má qualidade de educação impõe a milhares de crianças e jovens. Desta forma, alunos que sequer foram alfabetizados, depois de diversas reprovações acabam por perder o interesse na escola e muitas das vezes creem que possuem uma incapacidade por não ter conquistado a aprovação escolar. Em primeira análise é preciso buscar entender a motivação desses jovens para esse abandono. Neste contexto é importante ressaltar que grande parte dos alunos apresenta um alto nível de dificuldade e até mesmo desistência ao ingressar no Ensino Médio, para culminar, a pandemia da COVID-19 agravou ainda mais para essa deserção e no presente momento foi implantado o novo Ensino Médio, com o objetivo de combater a evasão escolar mantendo os estudantes por mais tempo nas escolas fazendo com que um número maior de pessoas conclua essa essa etapa da educação.Não obstante, os discentes da rede pública tendem a apresentar maiores complicações com essa nova metodologia educacional por conta de uma possível cultura de fracasso escolar.  Diante do exposto fica claro que analisar e auxiliar as trajetórias escolares de jovens estudantes, alunos e egressos do Projeto Acelera- São Leopoldo(RS) ao longo do ingresso e permanência do Ensino Médio é de suma importância. Sob essa ótica,foi desenvolvido o projeto Acelera App, que teria como objetivo principal servir como uma ferramenta de acompanhamento das  trajetórias escolares de jovens estudantes ao longo do ingresso e permanência nesse novo ensino médio. Os alunos poderiam contar com uma plataforma na qual teriam acesso a apostilas (do 8°ano ao 3°ano do ensino médio), listas de exercícios, setor planner (para melhor organização e controle de atividades em relação a prazos). Contariam também, dentro do próprio aplicativo, acesso ao site www.escol.as, onde encontrariam a possibilidade de conhecer diversas escolas próximas dos mesmos e enumeraram com grupos de conversação nos quais poderiam relatar quaisquer dificuldades ou problemas desenvolvidos durante esse percurso.

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