Portal de Eventos da ULBRA., IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

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REVISÃOONLINE: FERRAMENTA DE POTENCIALIZAÇÃO DA ESCRITA DE REDAÇÕES PARA O ENEM E VESTIBULARES
Ana Carolina Barreto Linck, Brenda Leites da Silva, Cleusa Albilia de Almeida, Marcio Bigolin

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


O projeto de pesquisa “RevisãoOnline: Aprender a revisar textos em português e espanhol com sistema de revisão por pares”, desenvolvido e em aprimoramento no IFRS - Campus Canoas desde 2018, é uma plataforma web gratuita, encontrada no endereço eletrônico https://revisaoonline.com.br/public. Apresentando o objetivo de promover a melhora da qualidade de escrita de textos dissertativo-argumentativos, o sistema do projeto apresenta recursos de revisão por pares e escrita de redações, os quais têm os critérios de correção fundamentados nas cinco Competências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para atender à finalidade, a plataforma possui uma dinâmica que, tanto na escrita quanto na revisão, auxilia os estudantes no aprimoramento da produção destes textos e propicia a aprendizagem das competências necessárias para bom desempenho na prova de redação do ENEM, exame importante para o ingresso de discentes no ensino superior, pois permite que, ao revisar uma redação, o usuário verifique incoerências no textos . Na metodologia do sistema do projeto RevisãoOnline, o seguinte processo é realizado: o usuário escolhe um tema de redação para trabalhar em seu texto ou produz a partir de uma temática sugerida pelo software; para cada tema, encontram-se textos motivadores compostos pelo modelo utilizado no ENEM; o usuário então escreve a sua redação, a qual é enviada para outros dois estudantes revisarem; ao submeter o texto escrito, o sistema seleciona duas redações, escritas por outros alunos, para este usuário corrigir, havendo a possibilidade de buscar mais revisões; e, por fim, ao receber as correções feitas em sua redação, o usuário pode avaliar a revisão feita por cada revisor por um comentário e/ou estrelas até cinco. Pode-se utilizar a metodologia do sistema em um grupo, no qual a interação e revisão é restrita apenas aos integrantes. Os grupos permitem modificar e criar critérios e protocolos de revisão, exemplos e temas de redação, visando atender à demanda da situação dos usuários, para estudo de outro vestibular, por exemplo. Os grupos podem ser controlados por um docente ou discente. Até o presente, o RevisãoOnline já auxiliou 845 estudantes de todo o Brasil a aprimorarem a qualidade da sua escrita, especialmente os alunos do IFRS - Campus Canoas. O sistema possui 21 grupos, que apresentam, na totalidade, 411 participantes, os quais já produziram 782 redações e realizaram 2228 revisões. Há dedicação para constante melhora do software, sendo elaborados formulários de pesquisas e organização de grupo focal com estudantes para coleta de dados e desenvolvimento de novas funcionalidades para a plataforma RevisãoOnline.

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