Portal de Eventos da ULBRA., IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA ACELERA E ENSINO MÉDIO: MAPEANDO TRAJETÓRIAS DE JOVENS ESTUDANTES
Janiner Maluscheski Severo, Juliana Ribeiro Vargas

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


O presente estudo, produzido sob o aporte dos Estudos Culturais e dos Estudos sobre Juventude, busca apresentar a pesquisa “Projeto Acelera e Ensino Médio: Mapeando trajetórias de jovens estudantes”, que tem como objetivo geral analisar as trajetórias escolares de jovens estudantes, alunos e egressos do Programa Acelera - São Leopoldo (RS) ao longo do ingresso e permanência no Ensino Médio. A questão chave é: De que modo jovens estudantes – egressos do Programa Acelera – (re)organizam suas trajetórias de escolarização ao ingressarem no Ensino Médio? Desta questão, organizam-se os seguintes objetivos específicos a) analisar os principais desafios, embates e dificuldades desses estudantes frente ao ingresso no Ensino Secundário; b) mapear o fluxo de escolarização dos estudantes do referido projeto, após término do Ensino Fundamental; c) compreender as principais motivações para o abandono escolar dos egressos do Programa Acelera após o término do Ensino Fundamental; d) analisar de que modo a experiência de ser aluno/aluna adolescente tem sido atravessada pelos discursos visualizados pelas mídias contemporâneas no que tange, principalmente as temáticas de gênero, sexualidade, consumo, escolarização e mundo do trabalho. Importante destacar que os alunos do Programa Acelera têm idade a partir de 15 anos, se encontram matriculados nos 7º, 8º e 9º anos com histórico de multirrepetência. A investigação dar-se-á pelas seguintes estratégias metodológicas: observação participante do cotidiano dos estudantes das escolas parceiras; questionário acerca das dimensões da vida juvenil, em especial sobre as expectativas da continuidade da escolarização a partir do ingresso no Ensino Médio; grupos de discussão organizados com os estudantes e posteriormente, grupos de formação com os professores acerca dos dados produzidos e das análises realizadas.

Texto completo: Texto  |  Banner