Portal de Eventos da ULBRA., VIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

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CINEMATOGRAFIA DA MULHER
Joice Anne Carvalho, Dionatan Augusto Soares Leal, Ellen Ferreira Nunes, Rafaela Christine Fonseca de Oliveira

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


A evolução da mulher é constante na sociedade ao longo das décadas, e o movimento do cinema vem ajudando, através das telas, na compreensão deste processo histórico. Alem disso, pode-se citar também, a importância da abordagem dessa mídia visual como fonte de aprendizado. Desde o início das décadas a mulher sofre com o patriarcado na sociedade. Ela era educada e criada para se tornar uma boa mãe e excelente esposa, sem chances de estudar e ocupar os mesmos cargos que os homens. Ou seja, durante séculos perdurou a imagem da mulher em condições equivalentes a de escrava, numa época em que ser livre significava, basicamente, ser homem.Neste sentido, este trabalho tem como obejtivo geral relatar a evolução da mulher na história, bem como o valor do cinema para ensino destacar a posição das mulheres ao longo do tempo. Mostrar a influência do cinema como suporte didático de ensino.Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de cunho exploratório e explicativo, pois envolve o aprofundamento sobre a luta feminina a partir da importância do papel do cinema e referenciais teóricos. Para desenvolvê-lo houve estudo em livros de história e artigos, gerando o entendimento das questões abordadas. Dois filmes foram analisados para explorar a cinematografia da mulher: Enola (2020); Terra Fria (2005). A pesquisa desenvolvida no decorrer deste trabalho demonstrou que é indispensável o entendimento de todo o processo de evolução da mulher na sociedade e a importância e necessidade da utilização do cinema como uma ferramenta de ensino para facilitar toda esta compreensão. Revelando que a história e o cinema devem estar juntos, para assim, auxiliar na desconstrução de estereótipos culturais. Ressaltando também o aumento de protagonistas mulheres no cinema junto do aumento gradual das telas como ferramenta de ensino. Como exemplo, podemos citar o festival de curtas realizados pelo Colégio São Pedro, o qual incentiva o trabalho em grupo com a realização de roteiros, filmagem edição e etc. Abrindo espaço para a criatividade e comunicação do aluno. Além disso, a escola e o cinema precisam caminhar juntos para que os filmes ilustrem aquilo que foi trabalhado pelo professor, criando até mesmo uma aula mais dinâmica e atendendo às diversas formas de aprendizado para diferentes alunos.


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