Portal de Eventos da ULBRA., XVI Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
Comparação física aeróbia e anaeróbia de atletas de categoria de base
Marcelo Guimarães, Lucimara Pereira, Luciane de Deus

Última alteração: 18-08-2016

Resumo


Atualmente o futebol requer inúmeras valências físicas e motoras, pois cada posição no futebol exige um estilo diferente de atuações e características. O futebol e o futsal possuem valências físicas exatas, como agilidade, potência e velocidade. Portanto é importante avaliar e comparar os atletas a fim de que descubramos quais características cada posição no futebol necessita com mais frequência e menos frequência. Este trabalho tem por objetivo analisar, comparar e verificar as valências físicas de atletas de categoria juvenil no futebol em suas diferentes posições de atuação em campo. Serão avaliados cinco atletas de diferentes posições: um zagueiro, um volante, um lateral, um meia e um atacante. O teste será realizado no gramado do estádio do clube Guarany Futebol Clube, situado na cidade de Camaquã, RS. A coleta de dados será realizada por testes anaeróbios (tiros de 10mt, 20 mt e 30mt) e testes aeróbios (corrida de 12min). Será utilizado cronômetro, cones, e uma tabela de registros com os dados de cada atleta. No artigo Comparação de indicadores físicos e fisiológicos entre atletas profissionais de futsal e futebol verificamos nos artigos pesquisados que atletas de futsal e de futebol não apresentam diferenças significativas em nenhuma das variáveis (idade, estatura, massa corporal kg, percentual de gordura), as características físicas.

Jogadores de futsal apresentaram resultados maiores do que os jogadores de futebol.

Nos testes realizados neste verificamos que os atletas de diferentes posições do futebol de campo obtiveram resultados semelhantes nos testes anaeróbios, tiros de 10mt, 20mt e 30mt. Contudo no teste anaeróbio o atleta que joga na posição de volante obteve resultado maior que os demais, como pode ser verificado na tabela 1.

Resultados de estudos anteriores indicam que os atletas de futebol e futsal apresentam valores similares quanto às variáveis antropométricas de massa corporal, estatura e %gordura. Entretanto, as variáveis fisiológicas de FClv, Vo²máx, Vo²lv e % Vo²máx, apresentam diferenças significativas entre as modalidades, demonstrando de forma peculiar que além de uma capacidade anaeróbica mais alta, os atletas de futsal também obtiveram níveis de capacidade aeróbia superiores aos atletas de futebol. Contudo, os atletas de futebol, devido as diferentes posições, tempo e área de jogo, necessitam de uma maior contribuição do metabolismo aeróbio não apresentando diferenças significativas em comparação às diferentes posições dos jogadores.

As pesquisas do estudo presente demonstraram que apesar da similaridade motora dos esportes, a intensidade de uma partida de futsal é mais acentuada, levando às diferenças significativas entre as características fisiológicas de atletas de futsal e futebol. Isso nos mostra a necessidade de formação de diferentes métodos de treinamentos entre os esportes.


Texto completo: Sem título  |  POSTER