Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

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CORPO E MÍDIA – CORPO REAL E IDEAL
July Umpierre Camargo, Paulo Henrique Silveira de Oliveira, Bianca Silva Rebello, Michele Saraiva França, Jessica Rosa dos Santos, Fernanda Farias Balancelli, Thais Pereira de Oliveira

Última alteração: 07-03-2017

Resumo


Durante muito tempo existe uma discussão sobre o corpo real e o corpo idealizado. Esta discussão gerou nossa dúvida principal que é buscar identificar o corpo que a mídia considera ideal, e analisar se esse mesmo corpo é o que as pessoas de idade entre 20 e 35 anos das cidades de Eldorado Do Sul, Guaiba, Porto Alegre e Três Coroas no ano de 2016 buscam. O estudo foi descritivo, utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas adaptado com nosso conhecimento e ao modelo ideal de corpo da mídia. O questionário foi submetido a 10 indivíduos de uma academia de cada cidade citada a cima, todas do sexo feminino. A população analisada era composta por mulheres praticantes de musculação com freqüência de no minino três vezes por semana, idade entre 20 e 35 anos. O número total de analisados foi de 40 pessoas. Como a pesquisa está em andamento, e pretendemos saber o quanto a mídia influência as pessoas a idealizarem um corpo perfeito, que muitas vezes não é o real, ainda não temos dados suficientes para analisar nosso objetivo, mas que está dentro de nosso cronograma. Como considerações parciais, podemos dizer que a sociedade em linhas gerais está mais preocupada com a estética do que com a saúde e desta forma, idealiza sim um corpo perfeito como a mídia influência, o resultado das maiorias dos estudos sobre corpo e mídia afirma que a musculação estética surge como uma forma de modelagem corporal física do ser humano que proporciona melhorias de auto-imagem, auto-conhecimento, auto-confança (Pontes,2003).

Palavras-chave


Corpo Ideal, Corpo Real, Mídia, Estética, Musculação.

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