Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

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Estratégias de Ensino para Aderência na Iniciação esportiva e a Permanência dos Alunos no Futsal
Evellin Nicolly Mautone Neves, Geovanna Dos Passos Costa, Jéssica Dias Machado, Priscila Brauwers Kubiaki, Rafaela De Souza Rosa, Thanys Da Silva De Quevedo

Última alteração: 07-03-2017

Resumo


Existem diversas causas que levam a desistência de alunos que iniciam ao futsal, e a metodologia do professor está ligado a elas. Estudos indicam que a utilização do método recreativo é  uma estratégia adequada para a iniciação esportiva. Sendo assim, temos por objetivo analisar a eficiência do método recreativo para que o aluno iniciante permaneça praticando a modalidade. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica de livros e artigos científicos, realizada no Google Acadêmico, e nos periódicos da CAPES. O método recreativo permite ao aluno aprender a técnica e as táticas de forma lúdica.  Quando o professor aplica um dos diversos métodos, como por exemplo, o método analítico,  para crianças de 10 a 12 anos na iniciação ao futsal, essa modalidade passa a se tornar maçante para o aluno levando-o a desistência.  Dessa forma, o método recreativo propicia aos alunos um melhor aprendizado do esporte, fazendo-os criar uma afinidade para o esporte trabalhando todas as suas competências motoras e as técnicas  e regras do jogo de uma forma divertida. Podemos considerar que o método recreativo é uma das formas eficiente de trabalhar com a iniciação ao futsal, e é ideal para ser utilizado na iniciação pois a criança precisa ser estimulada e incentivada na modalidade, e não é um método maçante que vá incentivá-las, mas sim algo divertido que agregue valores a criança.


Palavras-chave


Iniciação ao Futsal. Método Recreativo. Desistência.

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