Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DO CORPO CONTEMPORÂNEO REPRESENTADO PELO CINEMA
Yuri Chagas de Souza, Diego Valeriano de Luca, Gabriel GoNçales, Icaro Lenz Martins

Última alteração: 09-03-2017

Resumo


O culto ao corpo vem se modificando ao longo do tempo. Em cada período histórico, diferentes tipos corporais foram adorados de formas diferentes, desde um corpo esguio a corpos musculosos que estamos mais acostumados a ver na rua e nas telas do cinema hoje em dia. Temos como objetivo analisar a imagem do corpo do cinema e sua influência na cultura. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura, e buscas no site Scielo, Google acadêmico. A tendência hoje é a preocupação com a parte estética do corpo, não mais preocupados com a saúde, as pessoas estão submetendo o corpo a métodos de transformação agressivos, de uma forma que possa não ter volta quando se precisar de uma boa qualidade de vida e não só um corpo “bombado”. (Talvez grande parte dessa busca por uma estética corporal nos padrões culturais estejam diretamente ligados ao cinema e a imagem de corpo que ele vendeu ao logo da história. À algumas décadas atrás, nos anos 60 e 70, os heróis do cinema eram personagens magros, fumantes e normalmente alcoólatras, víamos muito isso nos famosos “western” ou “bang-bang”. O próprio Superman dessa época era um homem magro que não apresentava músculos desenvolvidos. Nos anos 80 surgi os primeiros mocinhos feitos a base de musculação e esteroides anabolizantes em Conan o bárbaro, protagonizado por Arnold Schwarzenegger ganhador do mister Olímpia. As mulheres também passaram de magras com seios pequenos para mulheres com próteses de silicone e praticantes de musculação. A questão é que o mundo hoje tem o enfoque em beleza, em estética, em como o corpo vai parecer e como será visto. Essas características de demonstração de “corpos perfeitos” são vistas no cinema por legiões de adultos, crianças e adolescentes, é sem dúvida um dos meios de comunicação que mais vende moda, gostos, e porque não dizer cultura também.

 


Palavras-chave


Cinema, Corpo, Imagem, História.

Texto completo: PDF