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A EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU PAPEL NA SOCIABILIZAÇÃO ESCOLAR
Yuri Chagas de Souza, Jéssica Ferraz

Última alteração: 09-03-2017

Resumo


Sociabilização é por definição adaptar um indivíduo a um grupo, tornando-o membro funcional, aceitando a cultura, hábitos e características propostas. Provém do verbo sociabilizar que significa tornar sociável. Ou seja, sociabilização é o processo de tornar um indivíduo próprio para viver em sociedade. Durante as aulas realizadas pelos acadêmicos da ULBRA guaíba no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), foi percebido a dificuldade de convivência, comunicação e integração ao meio social na grande maioria dos alunos das séries finais da escola Arlindo Stringhini situada no bairro Columbia City na cidade de Guaíba. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), se referem à Educação Física como um importante difusor de conhecimento que possibilita aos alunos desde cedo oportunidades de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais e recreativas, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Após vários anos de busca por sua identidade, a Educação Física mudou significativamente sua posição nas políticas educacionais, saindo de uma visão focada no desenvolvimento psicomotor do aluno, e na promoção dos esportes de alto rendimento para uma visão mais socializante. Assim, as relações entre a Educação Física e sociedade passaram a ser discutidas sob a influência das teorias críticas da educação, reavaliando e enfatizando as dimensões psicológicas, sociais, cognitivas e afetivas, abrangendo o aluno como um ser integral, promovendo assim a participação de todos os alunos, de forma que os mesmos se integrassem e vivenciassem por meio dos jogos as situações em grupo, e que ao mesmo tempo adquirissem sujeitos autônomos, capazes de cooperar, de questionar, de criticar e transformar a realidade.Com base nas pesquisas realizadas, foram encontrados resultados positivos na aplicação de atividades recreativas e de esportes de integração na disciplina de Educação Física para a sociabilização e integração social dos alunos, fazendo com que eles expressem e vivam seus sentimentos, participando de atividades cooperativas de grupos, atividades de reflexão de meio social e pessoal. No ato de brincar, a criança exercita sua capacidade de relacionamento, aprende a ganhar e perder, opor--se, expressar suas vontades e desejos, negociar, pedir, recusar, compreende que não é um ser único e que precisa viver em grupo respeitando regras e opiniões contrárias. A brincadeira desafia a criança e contribui para o desenvolvimento da autonomia, da autoestima, da solidariedade, da integração e das relações interpessoais. O papel do educador nesse contexto é muito importante, a partir das aulas bem planejadas com conhecimentos do espaço físico e recursos didáticos o aluno terá oportunidade de crescer como pessoa e no meio social inserido dessa forma desenvolvendo valores sociais o profissional de educação física é um grande responsável para facilitar essa aprendizagem social.


Palavras-chave


Sociabilização, Educação Física, Integração, Social.

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